Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

01/09 – Santa Beatriz da Silva, fundadora das Irmãs Concepcionistas


Nascida em 1426 em Ceuta, na África, então possessão de Portugal, era filha de Rui Gomes da Silva – governador dessa praça,e depois Alcaide-Mor de Campo Maior –, e de Isabel de Meneses, ambos de ilustre família.

De uma piedade extrema, Beatriz era muito esmoler para com os pobres. Aos 21 anos foi chamada para ser aia da infanta Da. Isabel, que depois se tornou rainha.

Consta que esta, por ciúmes da beleza de Beatriz, a trancou numa espécie de cofre onde deveria morrer. Mas Nossa Senhora apareceu-lhe, vestida com um hábito branco e manto azul, dizendo-lhe que ela fundaria um instituto religioso, a Ordem da Imaculada Conceição (pelo que suas freiras são conhecidas como “concepcionistas”).

Liberta então pela rainha arrependida, ingressou no convento de São Domingos, de onde, em 1484, saiu com doze religiosas para fundar a Ordem pedida por Nossa Senhora, seguindo a regra de São Francisco. Santa Beatriz recomendou às suas religiosas grande pureza de coração, amor a Jesus e, de modo especial, a Nossa Senhora da Conceição, séculos antes de ser aprovado o dogma da Imaculada Conceição. Faleceu em Toledo no dia 9 de agosto de 1490.

Gostaria de receber as atualizações em seu email?

Basta digitar o seu endereço de email abaixo e clicar em “Assinar”.

[egoi_form_sync_3]

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Esse artigo não tem tag

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados