Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

02/01 – São Basílio Magno, Bispo, Doutor da Igreja


Bispo, Confessor e Doutor da Igreja, São Basílio recebeu o título de “Pai dos Monges do Oriente”, assim como São Bento é considerado o “Patriarca dos monges do Ocidente”.

São Basílio de Cesareia da Capadócia, na Ásia Menor, é de uma família de santos. Sua avó paterna foi Santa Macrina, a Antiga, que confessou a fé em Jesus Cristo durante a perseguição de Maximiano Galério. Seus pais foram São Basílio, o Velho, e Santa Emília, filha de um mártir. De seus nove irmãos, mais três seriam elevados às honras dos altares: Santa Macrina, a Jovem, São Gregório de Nissa, e São Pedro de Sebaste. São Basílio, seu irmão Gregório de Nissa, e seu amigo Gregório Nanzianzeno, formam o trio chamado “os três capadocianos”.

Basílio nasceu em Cesareia no final do ano 329. Seu pai, do mesmo nome, era advogado e professor, e vinha de família rica da região do Ponto, considerada  latifundiária. Sua mãe era de família nobre da Capadócia. O que mostra que a riqueza, quando bem empregada segundo os desígnios de Deus, não é um obstáculo à santidade, mas ajuda a concorrer para ela.

Quando pequeno, Basílio foi entregue aos cuidados da avó Macrina para a primeira educação. Afirmará ele depois: “Nunca mais olvidei as fortes impressões que faziam à minha alma ainda tenra as palavras e os exemplos dessa santa mulher”. Ele estudou depois com o pai, em seguida  em Cesareia, Constantinopla, e  Atenas. Nas duas últimas, teve como condiscípulo São Gregório Nanzianzeno, a quem se uniu em estreita amizade, e a quem devemos muitos dados de sua vida.

No panegírico que São Gregório fez de seu amigo, temos muitos conselhos práticos que podem nos guiar até hoje: “Ambos tínhamos as mesmas aspirações; íamos atrás do mesmo tesouro, a virtude. Só conhecíamos dois caminhos, o da igreja e o das escolas públicas. Não tínhamos nenhuma ligação com os estudantes que se mostravam grosseiros, impudentes ou desprezavam a religião, e evitávamos os que tinham conversas que poderiam nos ser prejudiciais. Tínhamo-nos persuadido de que era ilusão a de se mesclar com os pecadores sob pretexto de procurar convertê-los, e que deveríamos temer sempre que nos comunicassem seu veneno. Nossa santificação era nosso grande objetivo, e o de sermos chamados e sermos efetivamente cristãos. Nisso fazíamos consistir toda nossa glória”.

Basilio desejava levar vida monástica. Resolveu então viajar pela Síria, Mesopotâmia e Egito para visitar os vários monges desses lugares, a fim de adquirir um conhecimento profundo dos deveres do gênero de vida que tinham adotado.

É preciso notar que a vida religiosa em comum dava seus primeiros passos, e ainda não havia aparecido quem a ordenasse como fez depois São Bento no Ocidente.

Na volta Basílio retirou-se para o reino do Ponto, onde já se haviam fixado sua mãe e irmã. Elas tinham fundado um convento feminino às margens do Íris. Na margem oposta o santo fundou um convento masculino, que dirigiu durante quatro anos. Nele ingressaram também seu amigo Gregório Nanzianzeno, e seus irmãos Gregório de Nissa e  Pedro de Sebaste.

O governo que Basílio exercia no mosteiro era muito suave, todo ele de exemplo mais do que de palavras. Sua doçura e paciência eram a toda prova. Mas sabia corrigir com energia quando era o caso, pois deixar passar alguma falta grave, seria uma conivência com ela.

Os monges levantavam-se antes do despontar do dia para louvar a Deus com a oração e o canto de salmos. Liam os Livros Sagrados, e alternavam a oração com o estudo, dedicando-se, nos tempos livres, ao trabalho manual. De quando em quando Basílio os reunia para ouvir suas dúvidas ou propostas, e os orientava no caminho da perfeição. Surgiu assim sua obra Regras Maiores e Menores, suma de catequese monacal, indispensável no desenvolvimento da vida cenobítica.

Graças a São Basílio Magno, a vida em comunidade iria afinal firmar-se no cristianismo, dando base ao movimento monacal que forjou depois a Idade Média.

O santo foi depois arcebispo de Cesareia pela vontade do povo, sendo  declarado “Magno” e “Doutor da Igreja”. Faleceu no dia 1 de janeiro de 379.

O Martirológio Romano dele diz: “Em Cesareia da Capadócia, o sepultamento de São Basílio Magno bispo, confessor e Doutor da Igreja. Dotado de grande ciência e sabedoria, e ornado de todas as virtudes, teve uma atuação extraordinária no tempo do imperador Valente. Com irredutível energia, defendeu a Igreja contra os [hereges] arianos e  macedonianos”.

Por outro lado, o Martirológio Romano Monástico, da Abadia de Solesmes, traz neste dia a “Memória dos Santos Basílio Magno e Gregório Nanzianzeno. A profunda amizade que nasceu entre os dois durante seus estudos feitos em Atenas, os reuniu no mesmo retiro monástico. Tornando-se bispos, Basílio em Cesareia, sua cidade natal, e Gregório em Sásimos e depois em Constantinopla, continuaram, de modo decisivo, sobretudo por seus escritos, a fazer triunfar a doutrina trinitária ortodoxa no Concílio Ecumênico de Constantinopla, de 381. São Bento recomenda ‘a regra de nosso Pai São Basílio’ como um dos melhores guias da vida monástica”.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados