Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

06/01 – Festa da Epifania, ou dos Santos Reis



Epifania quer dizer manifestação. Nessa festa a Igreja deseja celebrar a manifestação de Nosso Senhor Jesus Cristo Menino ao mundo. Com efeito, depois de se revelar aos pastores, mostrou-se aos Magos que, do Oriente O tinham vindo adorar. A tradição cristã viu sempre nos Magos as primícias da gentilidade. Com efeito, eles trazem consigo todos os povos da terra, de modo que a Epifania é uma afirmação da salvação universal, como muito bem diz São Leão. Nas lições das Matinas, ele nos mostra na adoração dos Magos, os primórdios da fé cristã, a hora em que o intérmino desfile do mundo pagão se põe em movimento para seguir a estrela que o convida a marchar ao encontro do Salvador.

Assim o Profeta Isaías, muitos séculos antes, proclama essa Epifania do Senhor do Mundo, como está na Epístola da Missa de hoje: “Levanta-te, enche-te de luz, Jerusalém, porque chegou a tua luz, e a glória do Senhor nasceu sobre ti. As trevas cobrirão a terra, e a escuridão os povos; sobre ti, porém, nascerá o Senhor, e a sua glória será vista em ti. As nações caminharão à tua luz, e os reis ao resplendor da tua aurora. (…) Todos virão de Sabá, trazendo-te ouro e incenso, e publicando os louvores do Senhor” (Is 60, 1-6).

A partir do século IV, os gregos comemoram, nesta solenidade, o batismo do Salvador, quando foi revelada a sua filiação divina: “Este é o meu Filho muito amado: nele pus a minha complacência” (Mt 3, 17). E comemoram também as bodas de Caná, em que Nosso Senhor Jesus Cristo manifestou publicamente, pela primeira vez, o seu poder de operar milagres. Os latinos, remetendo agora para outros dias o batismo e as bodas, celebram hoje a aparição da estrela no Oriente, e a viagem dos Reis Magos.

Segundo alguns, o termo “mago” vem do antigo idioma persa, e serviu para indicar o país de origem dos Santos Reis: a Pérsia. Eles eram reis, porque é um dos sinônimos daquela palavra, também usada para nomear os sábios discípulos de uma seita que cultuava um só Deus. Portanto, erram os que supõem que esses primeiros reis chamados a adorar o Deus Menino eram astrólogos ou bruxos. Pelo contrário, eles eram inimigos destas enganosas artes mágicas e supersticiosas.

 

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados