Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

07/09 – São Clodoaldo ou Cloud


De nobre linhagem renunciou aos seus direitos para servir a Deus e foi imensamente recompensado.

Filho do rei de Orleans Clodomiro, Clodoaldo nasceu no ano 522,  tendo como irmãos Gontário e Teobaldo. Naqueles tempos primitivos, os dois últimos foram assassinados por seu tios, Childerico, rei de Paris, e Clotário, rei de Soissons, que queriam apoderar-se do trono de Orleans, só escapando Clodoaldo. Os franceses o veneram como Saint Cloud.

Clodoaldo tinha três anos quando perdeu seu pai, ficando sob a tutela de Santa Clotilde, sua piedosa avó. Entretanto, quando seus tios invadiram Orleans e assassinaram seus irmãos usurpando o reino, Clodoaldo, por especial proteção de Deus, conseguiu escapar. Cortou então os cabelos para mostrar que renunciava ao mundo e se consagrava a Deus. Portanto, renunciava aos seus direitos no trono, deixando de ser um empecilho aos tios.

Clodoaldo pôs-se então sob a direção de São Severino, que vivia numa ermida perto de Paris. Retirou-se depois para a Provença, para levar uma vida recolhida na oração e na penitência. Contudo, como aos poucos sua virtude começou a ser conhecida na região, ele passou a ser muito venerado pelo povo. Para fugir da popularidade, voltou então a Paris, onde foi ordenado sacerdote.

A essa altura os tios, vendo que ele não tinha pretensões ao trono, deram-lhe uma pequena propriedade. Lá Clodoaldo construiu uma igreja e um mosteiro, que logo se povoou de varões querendo viver sob sua direção.

Foi o início da cidade que até hoje leva seu nome nos arredores de Paris. O Santo expirou no dia 7 de setembro de 560, e seu sepulcro passou a ser lugar de peregrinação pelos seus muitos milagres.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados