Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

07/12 – Santo Ambrósio, bispo, confessor e Doutor da Igreja


Talvez nenhum bispo tenha gozado em vida de maior prestígio e autoridade moral do que Santo Ambrósio, que lhe era merecida por sua nobreza de caráter, santidade de vida, energia e retidão do proceder, e também pela ciência, conhecimento, e a prudência no governo. Como figura de grande prestígio que era, veio a desempenhar no decurso do múnus episcopal papel de extraordinário relevo. Foi conselheiro do Imperador, combateu energicamente a heresia, levou com a firmeza esclarecida da sua grande calma, o Imperador Teodósio a penitenciar-se publicamente pelo massacre de Tessalônica, e finalmente, como remate dum pontificado brilhante, conduziu ao seio da Igreja o futuro Santo Agostinho, cuja doutrina havia de ser a fonte inesgotável de toda a cultura medieval.

Oriundo de antiga família de Roma que tinha dado à Igreja mártires, e ao Estado altos oficiais, Santo Ambrósio era o terceiro filho do virtuoso Prefeito das Gálias do mesmo nome.

Nasceu pelo ano 340, e fora precedido uns dez anos antes por uma irmã, Marcelina, virgem consagrada que será também elevada à honra dos altares, e por Sátiro, um irmão que, como leigo, é também venerado como santo. Graduado em Direito, logo se distinguiu na Corte de Justiça pela eloqüência e habilidade, de modo que foi nomeado governador consular da Ligúria e Emília, com capital em Milão.

Com a morte do último bispo da cidade, que era ariano, os verdadeiros católicos verdadeiros queriam escolher um bispo fiel, e os arianos um que continuasse a amparar sua heresia. Clero e povo reuniram-se na catedral para escolher o novo bispo, quando ouviu-se uma voz infantil exclamar: “Ambrósio, bispo!”. Esse brado caiu como um raio sobre a assembléia, que começou a repeti-lo acaloradamente. Sendo leigo e formado apenas nas artes liberais, Santo Ambrósio, para ser ordenado, entregou-se ao estudo das ciências divinas para completar sua formação sacerdotal.

Esse Santo – que, com São Jerônimo, Santo Agostinho e São Gregório Magno, são os quatro grandes Doutores da Igreja latina – escreveu vários trabalhos sobre a virgindade, o mais das vezes eram seus sermões sobre essa virtude. O mais importante deles é o tratado “Sobre as Virgens”, dedicado à sua irmã Marcelina. São Jerônimo diz que ele foi o mais eloqüente e exaustivo de todos os expositores da virgindade, o que é também opinião da Igreja.

Santo Ambrósio morreu no dia 4 de abril de 397. A festa de hoje é a do aniversário de sua consagração episcopal. Ele faleceu dizendo estas palavras que Santo Agostinho não se cansava de admirar: “Não vivi de tal modo que tenha vergonha de continuar vivo; mas não tenho medo de morrer, porque temos um Senhor que é bom”.

Gostaria de receber as atualizações em seu email?

Basta digitar o seu endereço de email abaixo e clicar em “Assinar”.

[egoi_form_sync_3]

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados