Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

08/09 – Natividade de Nossa Senhora


Do nascimento da gloriosíssima Mãe de Deus, Maria, Senhora nossa, a Santa Igreja tem, em uma antífona, estas palavras: “Vossa natividade, ó Virgem e Mãe de Deus, trouxe gozo e alegria ao mundo inteiro. Porque de vós nasceu o Sol de justiça, Cristo nosso Deus, o qual, desfazendo a maldição (debaixo da qual estávamos compreendidos), lançou sua copiosa bênção sobre nós e, vencendo e matando a morte, nos deu a vida sempiterna e perdurável”. Com efeito, “festejando solenemente o nascimento da Virgem Maria, a Igreja canta a aurora da Redenção, a aparição, no mundo, daquela que devia ser a Mãe do Salvador”.

“Recordando tudo o que anunciava este nascimento, a Igreja exulta e pede a Deus um aumento de graças de paz, trazidas aos homens pelo mistério da Encarnação” (Missal romano quotidiano, D. Gaspar Lefebvre).

Essa festa era muito antiga no Oriente, e parece ter sido introduzida no Ocidente  no fim do século VII pelo papa Sérgio I, que fixou o dia 8 de setembro para sua celebração.

O documento mais antigo que a comemora vem do sexto século. São Romano, o grande lirista eclesiástico da Igreja Grega, compôs para ela um hino que é um esboço poético do evangelho apócrifo de São Tiago. Como São Romano, nativo de Emesa na Síria, compôs seus hinos entre 536-556, isso leva a supor que a festa tenha se originado em algum lugar na Síria ou na Palestina no início do século VI quando, após o Concílio de Éfeso,  o culto da Mãe de Deus foi intensificado pela influência dos evangelhos apócrifos.

Como a Natividade de Maria é conhecida apenas através de fontes apócrifas, a Igreja Latina demorou em aceitar esse festa oriental.

Entretanto, a igreja de Angers, na França, afirma que São Maurílio instituiu esta festa naquela cidade em consequência de uma revelação pelo ano 430. Com efeito, consta que na noite de 8 de setembro, um homem ouviu os anjos cantando no céu, e ao perguntar a razão, eles lhe disseram se regozijavam porque a Virgem nasceu naquela noite.

 

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados