Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

09/09 – São Pedro Claver, Apóstolo dos Negros


Este santo, nascido em Verdú, no principado da Catalunha, no dia 26 de junho de 1580, uns dizem que seus pais eram da mais alta nobreza, outros que não passavam de camponeses. Mas todos concordam em que eram muito virtuosos e receberam aquele filho como resposta às suas insistentes preces, prometendo consagrá-lo ao serviço de Deus. Também se diz que o pequeno Pedro “amava a virtude antes ainda de conhecê-la”.

Alma predestinada, quando chegou à época de continuar seus estudos em Barcelona, no colégio dos jesuítas, Pedro entrou para a Congregação Mariana, a fim de obter a proteção de sua amada Senhora. Encontrando entre os filhos de Santo Inácio aquilo que sua alma procurava, pediu sua admissão na Companhia, sendo enviado a Tarragona para o noviciado.

Desde o primeiro dia mostrou determinação de ser Santo e de fazer-se missionário, escrevendo em seu diário: “Quero passar toda minha vida trabalhando pelas almas, para salvá-las e morrer por elas”.

Foi então que, enviado a Palma de Maiorca para estudar filosofia, encontrou Santo Afonso Rodrigues.Diz um hagiógrafo que, “apenas cruzou o umbral do convento, o porteiro caiu de joelhos diante dele, beijou-lhe os pés e os cobriu de lágrimas. Turbado e confuso, o estudante ajoelhou-se também e, estreitando nos braços o leigo, o abraçou ternamente”. Interiormente esclarecidos sobre os méritos um do outro, eles se olharam com mútuo respeito, com a mesma confiança, o mesmo amor”. Isso porque o santo porteiro tinha visto em êxtase as muitas almas que seu discípulo deveria ganhar para o céu na América.

Em Santa Fé de Bogotá, São Pedro concluiu seus estudos e foi ordenado sacerdote, sendo designado para o colégio de Cartagena, onde deveria ficar por mais de quarenta anos.

Cartagena de las Índias, na atual Colômbia, era então um dos mais importantes centros comerciais espanhóis no Novo Mundo e principal porto negreiro. Nele chegavam mais de 10 mil escravos por ano, que eram confinados em verdadeiros pardieiros até serem adquiridos por algum senhor. Sua miséria material só encontrava símile na miséria moral.

Aí São Pedro Claver começou seu apostolado com os inúmeros escravos vindos das costas da África.O santo, ao pronunciar seus votos de profissão, acrescentou um quarto, heróico, de se tornar o escravo dos escravos.

Por isso, foi a eles que Pedro Claver dedicou-se desde o início de seu apostolado, auxiliando o Pe. Sandoval, que já fazia esse trabalho. Aos poucos tornou-se pai, consolador, enfermeiro e evangelizador desse povo sofredor. Para ele mendigava nas ruas de Cartagena sem o menor respeito humano, distribuindo depois, de acordo com as necessidades de cada um, o que tinha angariado.

Depois visitava-os nas casas de seus donos, para cuidar da salvação de suas almas e do cuidado com seus corpos. Cerca de dez a doze mil escravos entravam cada ano em Cartagena, e Pedro Claver os instruía na santa religião, batizando-os, e velando para que conservassem as práticas religiosas.

Apesar de sua imensa atividade em prol do próximo, sua regularidade na vida conventual não sofria detrimento. Era dos mais observantes e modelo para os outros.

Nos últimos quatro anos de sua vida o santo foi atacado pelo mal de Parkinson, ficando com pés e mãos semi-paralisados. Mesmo assim pedia que o carregassem até o confessionário.

São Pedro Claver faleceu em 8 de setembro de 1654, aos 74 anos, sendo declarado por São Pio X especial patrono de todas as missões entre os negros.

Gostaria de receber as atualizações em seu email?

Basta digitar o seu endereço de email abaixo e clicar em “Assinar”.

[egoi_form_sync_3]

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Esse artigo não tem tag

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados