Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

13/10 – Santo Eduardo III Rei, Confessor


Sobrinho do rei mártir do mesmo nome, Santo Eduardo devolveu à Inglaterra a paz e a prosperidade depois dos anos conturbados de dominação dinamarquesa. De comum consenso com sua esposa, guardou perpétua virgindade.

Santo Eduardo era filho do rei Etelredo II, que governou a Inglaterra dos anos 978 a 1016, e de sua segunda esposa, Ema, filha do Duque da Normandia, nascendo por volta do ano 1000.

Em 1013 Sweyn, rei viking da Dinamarca, invadiu a Inglaterra e apoderou-se do trono, o que já tinha sucedido com um antecessor seu. Etelredo fugiu então com a família para a Normandia. Entretanto, com a morte de Sweyn no ano seguinte, conseguiu reconquistar o trono. Por pouco tempo, pois faleceu em 1016. Subiu então ao trono Edmundo, meio-irmão de Eduardo, continuando a luta contra os invasores. Tendo sido assassinado, Canuto da Dinamarca apoderou-se do trono. O viking pediu então a mão de Ema em casamento, estipulando que os filhos deste matrimônio seriam seus herdeiros, com detrimento de Santo Eduardo e de seu irmão, que tinham ficado na Normandia.

Tendo crescido no palácio do Duque da Normandia, Eduardo soubera preservar-se da corrupção e vícios que reinavam na corte e, desde sua infância, esmerou-se em praticar as virtudes contrárias a esses vícios. Era dotado de um caráter reflexivo e silencioso, no qual adivinhavam-se as marcas do infortúnio. Procurava a conversa de homens de piedade e saber, sendo sua sabedoria e gravidade superiores à idade. Quando soube da morte de Canuto em 1035, Eduardo reuniu uma frota de 40 navios, e cruzou o estreito, desembarcando em Southampton. Mas não encontrou na Inglaterra o apoio de que necessitava. Sua própria mãe declarou-se contra a empresa. Eduardo foi obrigado a voltar para a Normandia

Entretanto, Haroldo, sucessor de Canuto, faleceu em 1039. Os ingleses estavam então fartos de viver sob a dominação estrangeira. Além disso, a fama das virtudes de Eduardo havia chegado à Inglaterra, e todos foram de acordo em restituir-lhe o trono de seus pais. Por isso prepararam seu retorno ao reino.

Desse modo Eduardo foi sagrado no domingo de Páscoa do ano de 1042. Quando subiu ao trono tinha já quarenta anos, e havia passado quase 30 no exílio. Soube, porém, aproveitar os ensinamentos da vida, principalmente os da desgraça. Procurou esquecer o passado, preocupado somente em se tornar um verdadeiro pai para seus súditos.

Uma vez afirmado seu poder, Eduardo consagrou todos seus esforços para realizar o ideal do príncipe cristão: Conservar a paz, propagar a religião, devolver seu vigor às antigas leis, diminuir as cargas do povo. Tais foram os cuidados principais de seu governo.

Santo Eduardo, de acordo com o seu primeiro biógrafo, “era pobre nas riquezas, sóbrio nas delícias, humilde na púrpura e, sob a coroa de ouro, desprezador do mundo. Apreciava tão pouco as riquezas, que seu tesouro parecia mais o erário dos pobres e a coisa pública de todo mundo. Não se alegrava com a abundância, nem se entristecia na necessidade. Era sobretudo liberal com as igrejas e mosteiros”, e a essa liberalidade se deve a fundação da grande abadia de Westminster, que seria o panteão dos reis e dos grandes homens da Inglaterra.

Os antigos cronistas colocam Santo Eduardo entre os melhores reis de seu tempo, dizendo que foi bom, piedoso, compassivo, pai do povo, protetor do débil, amigo de dar mais do que receber, de perdoar mais do que castigar.

Santo Eduardo faleceu no dia 5 de janeiro de 1066, e foi canonizado em 1161 por Alexandre III.

Seu sagrado corpo foi levantado da terra 36 anos depois de sua morte, achando-se tão inteiro e fresco, com todos os membros tão flexíveis, como se estivesse vivo, e com os trajes tão novos, como se acabassem de lhos fazer.

Gostaria de receber as atualizações em seu email?

Basta digitar o seu endereço de email abaixo e clicar em “Assinar”.

[egoi_form_sync_3]

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados