Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

18/11 – Dedicação das Basílicas de São Pedro e São Paulo


A Igreja inteira festeja hoje a dedicação das duas grandes basílicas romanas, de São Pedro do Vaticano, e de São Paulo extra-muros. A basílica de São Pedro está construída sobre o túmulo do príncipe dos Apóstolos, perto do circo de Nero, onde foi executado. Escavações recentes mostraram que a basílica atual, como a anterior, foi construída sobre o túmulo de São Pedro. Consagrou-a Urbano VIII a 18 de novembro de 1626. A basílica de São Paulo, do outro lado da cidade, por sua vez foi edificada sobre o túmulo do Apóstolo dos gentios. Foi quase completamente destruída por um incêndio em 1823, depois reedificada com esplendor por Gregório XVI e Pio IX, e consagrada por este último a 10 de dezembro de 1854. No entanto, manteve-se a celebração do aniversário das duas dedicações no dia 18 de novembro.

São Gregório Magno diz-nos que, no seu tempo (século VI), as duas basílicas eram famosas pelo número dos seus milagres, e que os fiéis lhes tinham tal respeito e veneração, que não se atreviam quase a aproximar-se delas.

As inscrições na basílica de São Paulo, falam-nos da fé e estima dos fiéis: “Paulo, sepultado aqui, levantou-se mais alto que o céu. Ele, a quem todo o orbe é devedor da sua fé em Cristo”; e “Esta é a Sede da fé, onde o Soberano Dominador liberta as almas, as purifica na fonte sagrada, e as toma sob a sua proteção”.

Gostaria de receber as atualizações em seu email?

Basta digitar o seu endereço de email abaixo e clicar em “Assinar”.

[egoi_form_sync_3]

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados