Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

20/10 – Santa Maria Bertila Boscardin, Virgem


Desta humilde virgem, diz o Papa Pio XII por ocasião de sua beatificação, em junho de 1952: “É uma humilde camponesa. Figura puríssima de perfeição cristã, modelo de recolhimento e de oração. Nem êxtases, nem milagres durante a vida, mas uma união com Deus sempre mais profunda no silêncio, no trabalho, na oração, na obediência. Daquela união vinha a especial caridade que ela demonstrava para com os doentes, médicos, superiores, enfim, para com todos”.

A mais velha de três filhos de pobres lavradores de Brendola, província de Vicenza, na Itália, nasceu em 6 outubro de 1888. Batizada com o nome de Ana Francisca, desde pequena fez da oração seu principal atrativo. Por sua piedade, pôde fazer a Primeira Comunhão aos 9 anos em vez de 12, que era de praxe na época. Aos 13 anos fez voto de virgindade. Aos 17 entrou na congregação das Mestras de Santa Dorotéia, em Vicenza, onde fez seus primeiros votos, tomando o nome de Maria Bertila. Seu segundo ano de noviciado foi no hospital de Treviso, como cozinheira.

Tendo que ajudar na enfermaria das crianças durante uma crise de difteria, mostrou-se uma enfermeira capaz, inteligente e paciente. Foi reconhecido seu mérito como enfermeira, e passou a cuidar de doentes.

Durante a I Guerra Mundial teve a seu cargo soldados feridos. Apesar de suas habilidades como enfermeira, uma nova Superiora a designou para a lavanderia, o que a fez muito sofrer. Mas dizia com resignação: “Estou contente, porque faço a vontade de Deus”.

Em Treviso, muito doente, Santa Maria Bertila teve que submeter-se a uma operação, que foi infrutífera. Morreu aos trinta e quatro anos de idade, no dia 20 de outubro de 1922.

Gostaria de receber as atualizações em seu email?

Basta digitar o seu endereço de email abaixo e clicar em “Assinar”.

[egoi_form_sync_3]

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Esse artigo não tem tag

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados