Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

21/11 – Apresentação de Nossa Senhora no Templo


Presentation of the Blessed Virgin Mary, TIZIANO Vecellio (b. 1490, Pieve di Cadore, d. 1576, Venezia). Entre 1534-38, Oil on canvas, 345 x 775 cm, Gallerie dell’Accademia, Venice.

Nesta memória, a piedade litúrgica para com a Mãe de nosso Salvador julga poder referir-se a textos não canônicos, isto é, que não estão na Sagrada Escritura. Com efeito, os Evangelhos não falam da infância de Maria. Para satisfazerem piedosas curiosidades, foram ouvidos autores desconhecidos, que nos forneceram amáveis pormenores sobre a vinda da Menina para o templo. Segundo antigas tradições, Joaquim e Ana, muito tempo sem filhos, por fim tiveram uma filha, Maria. Quando Ela tinha três anos, conduziram-na ao Templo, onde Ela ficou no serviço do Senhor, dedicando-se ao trabalho e ao estudo, principalmente da Sagrada Escritura. Teria saído do Templo para o seu casto matrimônio com São José.

As três festas da Natividade de Nossa Senhora, do Santo Nome de Maria e da Apresentação, são como que o eco, no ciclo marial, das três primeiras festas do ciclo cristológico: Natal, Santo Nome de Jesus e Apresentação de Jesus no templo.

A festa da Apresentação já existia no Oriente no século VI. Foi introduzida no Ocidente no século XIV, na corte dos papas de Avinhão. A festa aparece no Missal Romano a partir de 1505.

Gostaria de receber as atualizações em seu email?

Basta digitar o seu endereço de email abaixo e clicar em “Assinar”.

[egoi_form_sync_3]

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados