Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

22/02 – Cátedra de São Pedro


A igreja de São Pedro em Roma poder-se-ia chamar a catedral das catedrais. Na verdade, a cátedra ou trono que se encontra em cada igreja episcopal é, em São Pedro do Vaticano, símbolo dum magistério universal, e está colocada na mais destacada evidência. Ao seu lado, vive realmente, já há séculos, o Papa, embora tenha sua Sé episcopal em São João de Latrão.

A festa da cátedra de São Pedro em Roma é muito antiga. No século VI porém, desapareceu do calendário romano, provavelmente por cair na Quaresma. Reapareceu depois na Igreja em outras duas datas, 18 de janeiro, que celebrava a cátedra de Roma, e 22 de fevereiro, a de Antioquia. Isso perdurou até 1960 quando, com a reforma das rubricas, elas se reduziram a uma só, a de hoje.

Festejar a cátedra de São Pedro é venerar, na pessoa de Pedro, os desígnios providenciais de Deus, que o escolheu para chefe dos Apóstolos e primeiro pastor de sua Igreja. Todos os papas, bispos de Roma e sucessores de Pedro, são como ele foi, os chefes da Igreja única e verdadeira, fundada por Nosso Senhor com a missão de transmitir a doutrina do Salvador, e de nos conduzir em seu Nome.

“Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos céus, e tudo quanto ligares na terra, será ligado nos céus, e tudo quanto desligares na terra, será desligado nos céus” (São Mateus, 16, 18-19).

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados