Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

24/09 – Nossa Senhora das Mercês


Nossa Senhora das Mercês, Zurbarán.

No ano de 711 os árabes, vindos do norte da África, repeliram os visigodos da Espanha para as montanhas das Astúrias, e conquistaram quase toda a Península Ibérica, sendo preciso quase seis séculos para os expulsar definitivamente. Durante esse longo período, foram levados por eles para a África numerosos cristãos como escravos. Os que renegavam a fé católica, eram livres. Os outros tinham que suportar trabalhos e sofrimentos inaudíveis para se manter firmes na fé.

Foi com o fim de atender a essa angustiosa situação que Nossa Senhora inspirou a São Pedro Nolasco, São Raimundo de Penhaforte e ao rei de Aragão, D. Jaime I, uma ordem religiosa – a de Nossa Senhora das Mercês para a redenção dos cativos – com o fim de socorrer àqueles desgraçados, expostos ao perigo de apostasia. Aos três votos de religião, os mercedários acrescentavam o heróico de se entregarem como reféns no caso de não disporem de outros meios para desempenhar sua missão. Graças ao heroísmo e à generosidade desses frades, a obra foi fecunda em resultados, e depois se espalhou para vários países da Europa e da América.

Dizia o Breviário romano que “foi com o fim de agradecer a Deus e à Santíssima Virgem os benefícios de tal Instituição, que se estabeleceu a festa de Nossa Senhora das Mercês” no dia 24 de setembro, festa da aparição da Virgem a São Pedro Nolasco. Essa festa foi estendida à Igreja universal em 1696.

Gostaria de receber as atualizações em seu email?

Basta digitar o seu endereço de email abaixo e clicar em “Assinar”.

[egoi_form_sync_3]

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados