IMAGEM

Busto de São Firmino venerado na Igreja de São Lorenço de Pamplona..

Segundo a tradição na Espanha, São Firmino nasceu em Pamplona no ano 272. Alguns julgam que teria sido bispo dessa cidade antes de o ser de Amiens, na França. Por isso ele é muito venerado tanto na Espanha, quanto naquele país. É patrono de Amiens, e co-patrono da Navarra, juntamente com São Francisco Xavier.

Diz a legenda que Firmino era filho de um senador pagão, que se converteu, com a sua família, pelo apostolado de São Saturnino de Toulouse, que estava então na Espanha.

Sob a direção de Santo Honesto, Firmino foi formado na religião e na arte da pregação. Recebendo a ordenação sacerdotal, partiu para as Gálias como missionário aos 24 anos. Evangelizou a Alvérnia, o Agenais, chegando a Amiens, onde enfurecia a perseguição contra os cristãos. Escolhido pelos fiéis para bispo da cidade, com sua fogosa pregação conduziu muitos pagãos ao grêmio da Igreja. Por isso exasperou a fúria implacável e violenta dos pagãos, pelo que foi preso e decapitado sem julgamento.

Consta que seu martírio teria sido no dia 25 de setembro de 303, mas não há fontes seguras que o atestem. São Firmino é considerado o “Apóstolo das Gálias”. Sua festa é celebrada em Pamplona no dia 7 de julho, com os famosos encierros (corridas de touros pelas ruas), e culmina com a procissão com a imagem do Santo.

Gostaria de receber as atualizações em seu email?

Basta digitar o seu endereço de email abaixo e clicar em “Assinar”.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome