Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

26/12 – Santo Estevão, Protomártir


É de São Lucas, no Ato dos Apóstolos, capítulos VI e VII, que temos os dados desse herói da fé, o primeiro a dar a vida por Jesus Cristo na Nova Lei, sendo por isso chamado de Protomártir.

Eis como o Evangelista nos introduz esse Santo: “Estevão, cheio de graça e de poder, fazia prodígios e sinais grandes no meio do povo. Levantaram-se alguns da sinagoga chamada dos libertos, cirenenses e alexandrinos, e os da Cilícia e da Ásia, para discutir com Estevão. Mas não puderam resistir à sabedoria e ao espírito com que este falava. Então subornaram alguns homens que dissessem: Ouvimo-lo proferir palavras blasfemas contra Moisés e contra Deus. E excitaram o povo, os anciãos e os escribas e, chegando, agarraram-no e levaram-no perante o Sinédrio. Apresentaram-se testemunhas falsas que diziam: Este homem não cessa de proferir palavras contra este lugar santo e contra a Lei; e nós o ouvimos dizer: Jesus o Nazoreu destruirá este lugar e mudará os costumes que Moisés nos deu. Fitando os olhos nele, todos os que estavam sentados no Sinédrio, viram seu rosto como o rosto de um anjo”.

Então Estevão, num longo discurso, evoca a história do povo de Israel, terminando com esta veemente apóstrofe: “Duros de cerviz e incircuncisos de corações e de ouvidos, vós sempre resististes ao Espírito Santo. Como vossos pais, assim também vós. Que profeta vossos pais não perseguiram: Mataram os que anunciavam a vinda do Justo, de quem agora vos tornastes traidores e assassinos, vós que recebestes por ministério dos anjos a Lei, e não a guardastes”.

Ao ouvirem estas palavras, exasperaram-se nos seus corações e rangiam os dentes contra ele. Mas ele, cheio do Espírito Santo, tendo os olhos fixos no céu, viu a glória de Deus e Jesus que estava à direita de Deus, e disse: “Estou vendo os céus abertos, e o Filho do Homem em pé, à direita de Deus”. Então os judeus, “gritando em altas vozes, taparam os ouvidos, e todos juntos se lançaram sobre ele. Enxotando-o para fora da cidade, apedrejaram-no”.

Gostaria de receber as atualizações em seu email?

Basta digitar o seu endereço de email abaixo e clicar em “Assinar”.

[egoi_form_sync_3]

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados