Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Com aumento de CO2 árvores aproveitam melhor a água


BosqueUma grande equipe formada por cientistas do U.S. Forest Service (agência doDepartamento de Agricultura dos EUA que administra os 155 bosques e 20 pradarias do país), da Universidade de Harvard (EUA) e de cooperadores concluiu que diante de um aumento de CO2 na atmosfera as árvores responderam com maior eficiência ao aproveitamento da água.

O estudo intitula-se “Aumento da eficiência do uso da água pelas florestas diante do crescimento das concentrações de dióxido de carbono” (“Increase in forest water-use efficiency as atmospheric carbon dioxide concentrations rise”) e foi publicado no jornal “Nature”.

Os líderes da equipes foram Trevor Keenan, da Universidade de Harvard, e Dave Hollinger, especialista em fisiologia das plantas na Northern Research Station do U.S. Forest Service’s. Participaram colegas da Universidade Estadual de Ohio, da Universidade de Indiana e do Instituto de Meteorologia e Clima da Alemanha.

“O Serviço Florestal dos EUA está adquirindo um conhecimento essencial para manter florestas saudáveis e sustentáveis nas mudanças de clima”, explicou Michael T. Rains, diretor da Northern Research Station.

As plantas tiram o CO2 da atmosfera por meio da fotossíntese, num processo acompanhado de liberação do vapor de água das folhas.

A proporção da água perdida comparada com o carbono ganho fornece o índice “eficiência no uso da água”, característica central nos ciclos de água, energia e carbono.

Os cientistas fizeram análises diretas e medições de longo prazo desse processo. Eles encontraram um aumento substancial na “eficiência no uso da água”, atribuída ao aumento do CO2 nas florestas boreais do Hemisfério Norte nas últimas duas décadas.

“Nossas análises apontam que o aumento de CO2 na atmosfera está tendo uma influência direta e inesperadamente forte nesses processos”, revelando um melhor índice de “eficiência no uso da água”.

Detalhes do artigo

Autor

Luis Dufaur

Luis Dufaur

1042 artigos

Escritor, jornalista, conferencista de política internacional no Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, webmaster de diversos blogs.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados