Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Família: Batalha religiosa nos EUA em torno do sanduíche de frango


Engarrafamento Em Ashland, Kentucky, estavam os carros em volta do estacionamento e fora da estrada, tão longe quanto os olhos
No dia 1º de agosto, longo engarrafamento em Ashland, Kentucky, para comprar na rede Chick-fil-A e apoiar a familia tradicional.

A rede de lanchonetes americana Chick-fil-A, conhecida pelos seus sanduíches de frango – com mais de 1.600 filiais –, costuma doar parte de seu lucro às campanhas pró-família que, dentre outras ações, promovem ações contra o chamado “casamento” homossexual.

A Folha de São Paulo (27/7/2012) informa que Dan Cathy, presidente da rede, “pronunciou em entrevistas que a empresa segue “a definição bíblica” de família para justificar as doações”, e que a página da rede no Facebook diz quea empresa sempre “aplicou princípios bíblicos, como fechar aos domingos e doar parte do lucro”.

Tal declaração suscitou ferozes reações de movimentos favoráveis às práticas homossexuais que qualificaram o sanduíche como “frango do ódio”. Thomas Menino, prefeito de Boston – cidade onde o dito “casamento” entre pessoas do mesmo sexo foi legalizado – prometeu “vetar a abertura de uma filial na cidade”. Logo em seguida o prefeito foi “criticado em editoriais por atentar contra a liberdade de expressão”. Apoiando o boicote à rede, a empresa dona dos personagens Muppets “rompeu o contrato que tinha feito para fornecer brindes à Chick-fil-A por causa de sua posição anti-homossexual”.

Em Fresno, Califórnia, em 1 de agosto, onde longa fila se formou por americanos que defende a familía tradicional
Em Fresno, Califórnia, em 1º de agosto, formou-se uma longa fila para comprar o sanduíche de frango.

Entretanto, reações entusiastas a favor da rede “pró-família” logo se fizeram sentir. Mike Huckabee, governador do Arkansas, manifestou-se contrário às campanhas de boicote feitas à Chick-fil-A, e apontou a contradição: quando a esquerda faz declarações de que empresas vêm dando apoio ao “casamento” homossexual, ao aborto, ou a profanações, nenhuma represália vem à tona, mas, quando cristãos afirmam valores tradicionais, são tachados de homofóbicos, fundamentalistas, semeadores de ódio e intolerantes.

Neste contexto, em que a questão religiosa americana se intensifica, Huckabee convocou a todos que defendem valores familiares tradicionais para comprarem sanduíches no dia 1 de agosto nas lojas do Chick-fil-A, o que ficou conhecido como “Chick-fil-A Appreciation Day“.

Até Rick Santorum, figura proeminente do Partido Republicano, mandou um e-mail com a seguinte mensagem: “Ajude-nos a lutar pelos valores familiares tradicionais: coma frango”.

Mais de 640.000 pessoas se comprometeram a participar de Chick-fil-A Appreciation Day.

No dia marcado houve imensas filas para comprar sanduíches, além de congestionamentos quilométricos de automóveis nos drive-thru. Ao longo do dia as filas iam aumentando. No final, o sucesso foi tal que várias lojas ficaram sem matéria prima. Quando anunciavam às pessoas nas filas que tal ou tal tipo de sanduíche tinha acabado, todos aplaudiam. Algumas filiais registraram o aumento de 200% nas vendas, um record mundial histórico para restaurantes de fast-food.

Há quem diga que a questão religiosa se polarizou apenas nos EUA. Contudo, acontecimentos correlatos são evidenciados a todo o momento pelo mundo afora, por exemplo no Brasil onde, na sua ultima eleição, em 2010, Aborto, Família e Deus tornaram-se pauta eleitoral e os próprios candidatos manifestaram um aumento súbito de piedade para tentar acompanhar os anseios da população. É de se esperar que da próxima vez pelo menos seus “diretores espirituais” (os marqueteiros), os ensinem a fazer o Sinal da Cruz com a mão direita…

No momento atual, o Brasil enfrenta uma nova investida dessa Revolução Cultural que quer fazertremer as instituições no mundo inteiro.

Então não deixe de protestar contra as propostas anti-família do projeto de novo Código Penal Brasileiro. Envie agora sua Petição ao Presidente do Congresso Nacional.

Detalhes do artigo

Autor

Marcio Coutinho

Marcio Coutinho

52 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados