Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Brinquedo de outrora!


À primeira vista, não será fácil ao leitor discernir o tema concernente a esta foto. A planta interna de uma casa? Não. Trata-se de um brinquedo de 356 anos atrás, oferecido pelo comerciante Stromer, de Nuremberg, a seus filhos! Uma original casa de boneca: o corte transversal da própria residência dos Stromer, com todos os seus móveis e utensílios, confeccionado em 1639, e que se conserva no Museu Nacional Germânico daquela cidade.

A moradia dessa família é uma típica casa burguesa alemã, de dois andares, da primeira metade do século XVII. Com mais de mil peças, ela dá uma ideia exata do teor de vida, naquela época, das famílias burguesas da referida região da Alemanha.

Eis uma descrição esquemática da original e pitoresca casa de boneca:

Embaixo, no porão: cavalariça, adega, rouparia e lavanderia.

No andar térreo: acomodações da criadagem e a despensa

No primeiro andar: quarto de dormir, cozinha — onde brilham pratos de zinco e panelas de cobre —, caixa da escada que dá acesso ao andar superior.

No segundo andar: quarto de dormir dos patrões — com quadros a óleo na parede, como, aliás, também nos demais quartos —, ante câmara e living ou sala de estar.

As crianças da família Stromer brincavam assim. E as de hoje?…

____________ 

Fonte: Revista Catolicismo, Nº 530, Fevereiro/1995

Detalhes do artigo

Autor

Revista Catolicismo

Revista Catolicismo

252 artigos

Catolicismo é uma revista mensal de cultura que, desde sua fundação, há mais de meio século, defende os valores da Civilização Cristã no Brasil. A publicação apresenta a seus leitores temas de caráter cultural, em seus mais diversos aspectos, e de atualidade, sob o prisma da doutrina católica. Teve ela inicio em janeiro de 1951, por inspiração do insigne líder católico Plinio Corrêa de Oliveira. Assine já a revista e também ajude as atividades do IPCO! Acesse: ipco.org.br/revistacatolicismo

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados