14 DE MAIO

1610: – Em Paris morre Henrique IV, apunhalado na véspera por François de Ravaillac, um católico um tanto desequilibrado, contrário à política do rei um tanto favorecedora do protestantismo. Seu filho, Luís XIII, sobe ao trono.

1769: – O rei da Espanha Carlos III envia missionários franciscanos para a Califórnia, que fundarão San Diego, Santa Bárbara, San Francisco e Monterrey, começando a colonização do território.

1975 – “A TFP se viu agredida de súbito, através da imprensa ou do alto da tribuna, pelas mais variadas acusações. Ditas acusações, dogmaticamente afirmativas e formuladas em tom de invectiva, foram desde logo aproveitadas por certa imprensa, como instrumentos de escol do estrondo publicitário”

1811: – Começa a circular no Brasil o periódico Idade d’Ouro do Brazil, primeira gazeta da Bahia, e segunda do Brasil.

1833: – O Parlamento britânico aprova a abolição da escravidão dos negros.

1948: – Em Tel Aviv, David Ben-Gurion declara a independência do Estado de Israel, primeiro Estado judeu em 2 mil anos, e nomeia presidente provisório o cientista Chaim Weizmann. Imediatamente depois da declaração, os estados árabes do Egito, Síria, Líbano e Jordania atacam o novo país.

1955: – Os países do Leste europeu, incluindo a URSS, constituem o Pacto de Varsóvia, em contraposição à NATO.

1975: – Inicia-se no Rio Grande do Sul o que seria maior “estrondo publicitário” mediático contra a TFP, que teve dimensão nacional.

2005: – No Brasil estala a crise política conhecida como “escândalo do mensalão”.

2006: – Segunda noite de violência em São Paulo, com ataques a instalações policiais desencadeados pela organização criminosa “Primeiro Comando da Capital”. Aumenta para 52 o número de mortos.

2011: – O socialista Dominique Strauss-Khan, apontado como provável futuro presidente da França e presidente do Fundo Monetário Internacional, é preso no aeroporto de New York, acusado de crime sexual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here