Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Castelos que alimentam a fé e convidam para a vida eterna


Castelo de Montbrun, Limousin, França
Castelo de Montbrun, Limousin, França

As obras da Criação inspiraram em almas como a de São Francisco de Assis os mais sublimes transportes de amor e adoração ao Criador, Deus Nosso Senhor.

As obras geradas pelo espírito católico e suavemente inspiradas pela graça, que o grande poeta italiano Dante Alighieri chamou de “netas de Deus”, pois filhas dos filhos de Deus, também podem suscitar movimentos de enlevo análogos.

Posto que o homem tem corpo e vive numa terra material, em meio a objetos materiais como prédios, pontes ou estradas, ele vive em contato necessário e incessante com eles.

Missillac, França
Missillac, França

Se esses objetos estivessem impregnados de espírito católico, o homem viveria em contato continuado com obras sacrais que lhe falariam constante e suavemente dos gáudios da bem-aventurança eterna.

É o caso dos castelos iniciados na Era de Luz, a Idade Média, quando o “espírito do Evangelho penetrava todas as instituições” segundo o consagrado ensinamento do pranteado Papa Leão XIII.

Não é verdade que faria bem a um sem-número de pessoas, se ao invés de ter para observar as lambidos e frios prédios modernos de hoje em dia, pudesse admirar construções erigidas com esse espírito?

Les Milandes, França
Les Milandes, França

Quem é mais culto?

1) um camponês analfabeto, que visita com frequência os castelos da região e aprende a admirar, a amar, e a respeitar, ou…

2) um outro, que vive nas condições em que alguns vivem hoje: aprende a ler, a escrever, aprende as quatro operações aritméticas e alguma coisinha de geografia, mas só tem um contato com a prefeitura municipal, a delegacia de polícia, a recebedoria de rendas, sem alma nem espírito, impermeáveis à idéia de Deus?

Não é verdade que uma pessoa que sabe apreciar esses castelos e prédios medievais, embora seja analfabeto, no fundo entende melhor as coisas, inclusive as divinas, do que um alfabetizado que não sabe prezar isso?

Então, é preciso reconhecer que há uma outra forma de analfabetismo, muito moderna aliás.

Não é aquela por onde não se sabe ler e escrever, mas um gênero de analfabetismo do espírito, mediante o qual não se consegue sentir as belezas e as maravilhas da arte, da cultura e da Civilização Cristã…

Detalhes do artigo

Autor

Luis Dufaur

Luis Dufaur

1042 artigos

Escritor, jornalista, conferencista de política internacional no Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, webmaster de diversos blogs.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados