Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Colômbia: Biden, FARC e gargalhadas


Em Havana, Iván Márquez, líder terrorista da “delegação de paz”… dos guerrilheiros das Farc. Quem acredita em “paz” com terroristas narco-traficantes?
Em Havana, Iván Márquez, líder terrorista da “delegação de paz”… dos guerrilheiros das Farc. Quem acredita em “paz” com terroristas narco-traficantes?

Há poucos dias, no estado de Córdoba, ao norte da Colômbia, narco-guerrilheiros das FARC riam-se às gargalhadas enquanto disparavam contra um grupo de policiais que foram emboscados. Sete policiais morreram, e os detalhes das sinistras gargalhadas foram narrados por sobreviventes (“El Heraldo”, Colômbia, 19-9-14).

Essa zombaria sangrenta, que choca profundamente às pessoas de bem, talvez seja um símbolo do sentimento que anima as FARC, no momento em que realizam conversações de “paz” com o governo colombiano em Havana, na própria cova do lobo, desde há dois anos.

Porta-vozes das FARC acabam de declarar que “nunca estivemos tão longe de uma entrega ou rendição como agora”, e que dialogam com o presidente Santos porque ele não nos considera como “terroristas” (“El Espectador”, 22-9-14). Como se ficasse alguma dúvida sobre suas reais intenções, acrescentaram: “Ninguém nas FARC estabeleceu nem dissemos ao Governo, em nenhum momento, que vai haver um só momento de entrega das armas. Repetimos, ninguém vai ter a foto da entrega de armas das FARC”. E concluíram: “A entrega das armas não existe como figura nem está na linguagem nem em nosso dicionário” (“TeleSul”, 28-8-14).

A gravidade desse panorama e as legítimas dúvidas sobre as negociações de “paz” são tais que o presidente Juan Manuel Santos, em sua recente visita a Nova York, em conferência pronunciada ante o influente Conselho de Relações Exteriores (FCR), viu-se obrigado a declarar que “nós não temos nada que ver com o castro-chavismo, como se disse lá na Colômbia” (web site da Presidência da República da Colômbia, 22-9-14).

Enquanto isso, o todo-poderoso Promotor Geral da Nação, Eduardo Montealegre, que tem se dedicado a perseguir judicialmente opositores dos diálogos de “paz”, acaba de propor a “introdução de normas no ordenamento colombiano que não permitissem a extradição de membros da guerrilha” (“El Espectador”, 23-9-14). Ou seja, se trataria de obter uma garantia de total proteção aos narco-guerrilheiros das FARC.

O Promotor Montealegre foi mais longe, se adentrando no plano internacional, lembrando que o governo de Barack Obama fez várias “piscadelas” ao processo de paz colombiano, e que os “Estados Unidos enviaram uma mensagem clara de apoio a uma solução negociada ao conflito na Colômbia” (“El Espectador”, 23-9-14). Nesse sentido, o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, acaba de reiterar ao presidente colombiano o “apoio firme” do governo norte-americano ao processo de “paz” com as FARC (“El Espectador”, 23-9-14).

No caso da Colômbia, assistimos a um curioso neo-imperialismo norte-americano que no terreno diplomático beneficia atualmente as FARC. Seria sumamente importante que os congressistas colombianos que se opõem a esse enigmático processo de “paz” de Havana, pusessem à disposição de seus pares dos comitês de Relações Exteriores nas três Américas, informações objetivas sobre as verdadeiras intenções das FARC.

___________

Apontamentos de Destaque Internacional. Quarta-feira 24 de setembro de 2014. Responsável: Javier González. Para enviar sua valiosa opinião, pedido de subscrição ou cancelamento, etc., envie um e-mail para destaque2016@gmail.com.

Tradução: Graça Salgueiro

Detalhes do artigo

Autor

Agência Destaque Internacional

Agência Destaque Internacional

28 artigos

Agência Destaque Internacional. Desde 1997, pertence a Cubanos Desterrados. Madrid - San José de Costa Rica - Santiago. Responsável: Javier González.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados