Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Colômbia: propriedade privada favorece pacificação; e a reforma agrária, a revolução


A guerrilha narco-marxista das FARC obrigou milhões de colombianos de todas as classes sociais a abandonar suas terras e propriedades nas áreas que ela controlava.

Agora, como estratégia de pacificação o governo colombiano promove o retorno dos cidadãos fornecendo títulos de propriedade e créditos.

A política contradiz o sonho dos rebeldes marxistas de instaurar uma “reforma agrária” socialista, como a cubana ou a brasileira.

“Estamos convencidos que não sem uma solução racional e justa ao problema da terra nunca obteremos uma paz duradoura”, disse o ministro de Agricultura Juan Camilo Restrepo à revista Time.

“As pessoas que estão fisicamente na terra, mas não tem senso da propriedade não se interessam em trabalhar e serem protegidas dentro do Estado de Direito, então é fácil que outros venham e os tirem pela força”, observou Ken Yamashita, diretor da U.S. Agency for International Development na Colômbia. A agência está apoiando o programa de criação de proprietários do governo colombiano.

A concessão dos títulos é acompanhada de solenidades, fanfarras militares e banquetes. “O documento diz que somos proprietários de uma parcela de terra, diz a cafeicultora Maria Alvirian, “e com ele obteremos crédito para investir na nossa fazenda”.

O presidente Santos promete acelerar a recuperação das terras em mãos de bandidos ligados à guerrilha marxista e “devolveremos essas terras aos camponeses ainda mais rápido do que os criminais tiraram deles”.

Se é verdade que a posse legalmente garantida da propriedade é um fator de paz, também é verdadeiro que a supressão de propriedade é uma das amolas propulsoras da agitação e da subversão. Por isso as FARCs querem a reforma agrária com seus assentamentos.

Detalhes do artigo

Autor

Luis Dufaur

Luis Dufaur

1042 artigos

Escritor, jornalista, conferencista de política internacional no Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, webmaster de diversos blogs.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados