Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Concessão à China preocupa argentinos na Patagônia


Numa área desértica da Patagônia, uma antena gigantesca da China tem a altura de um prédio de dezesseis andares, com dispositivo central que pesa 450 toneladas. Ela está sob o controle do Exército vermelho e tem como objetivo declarado controlar satélites e missões espaciais chinesas. “Uma antena gigante é como um enorme aspirador: suga sinais, informações, toda espécie de coisas”, disse Dean Cheng, especialista em segurança nacional chinesa. Pequim tem o usufruto gratuito, por 50 anos, de 200 hectares em Neuquén, perto da fronteira chilena, bem como o controle da megajazida argentina de gás e petróleo de Vaca Muerta.

Poucas semanas após o início de suas atividades, o Pentágono criou um centro de respostas de emergência no mesmo estado. “O pessoal acha que é uma base militar e tem medo”, disse a diretora da rádio local. O prefeito da maior cidade próxima acha que é um “olho apontado contra os EUA”. O governo Macri exige que só tenha usos científicos e nunca militares, mas o modo de proceder da China comunista não inspira confiança.

Detalhes do artigo

Autor

Agência Boa Imprensa

Agência Boa Imprensa

96 artigos

A Agência Boa Imprensa — orientada pelo ideal evocado pela cruz de seu logotipo — envia seus boletins noticiosos a jornais de norte a sul do Brasil e do exterior desde 1953. Com um jornalismo diferente, a ABIM procura apontar aquilo que muitas vezes é ocultado ou interpretado tendenciosamente.Além de análises e apreciações, nosso noticiário pretende despertar apetências do Brasil profundo, ou seja, daquele setor de nosso público que pauta sua vida nas expressões culturais da tradição cristã e procura repouso em meio às agitações modernas.

Categorias

Tags

Esse artigo não tem tag

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados