30 DE MAIO

Santa Jeanne d’Arc a cavalo. Iluminura do manuscrito d’Antoine Dufour.

1431: – Morre na fogueira, queimada pelos ingleses, a heroína e santa que se tornaria patrona da França, Joana d’Arc, sob a acusação de heresia. Será beatificada em 1909 por São Pio X, e canonizada em 1920.

1884: – Na França é restabelecido o divórcio, que havia sido anulado em 1816 pelo rei Luís XVIII.

1915: – Na Turquia, começa a expropriação de bens, deportação, violações e matança de armênios. Nos 8 anos seguidos morrerão mais de um milhão deles.

1935: – Graças à mediação da Argentina e do Brasil, a Bolívia aceita uma trégua de trinta dias na Guerra do Chaco, com o Paraguai.

1986: – No Vaticano João Paulo II apresenta a encíclica Dominum et vivificantem sobre o Espírito Santo.

1990: – A associação dos Cubanos Desterrados publica no Washington Times o manifesto: “En pro de Cuba, la nación más oprimida en el mundo de hoy. Contradicción clamorosa: Gorbatchev continúa sustentando al dictador Castro”. Idem no dia seguinte no Washington Post.

1995: – João Paulo II implora perdão a protestantes e cismáticos pelas dores causadas em virtude da fé católica no primado de Pedro.

2002: Fim da remoção dos restos do World Trade Center: 2.823 mortos e desaparecidos.

2 COMENTÁRIOS

  1. En Costa Rica la Santa Sede promueve un congreso ecologista que nos parece infiltrado de los diagnosticos y soluciones denunciadas por laTFp.
    Solicitamos expertosy reporteros de la misma para denuncias perrtinentes.

Deixe uma resposta