Efemérides – 20/05

Fatos relevantes da História à luz da luta Contra-Revolucionária

20 DE MAIO

Afresco do século XVI representando o Primeiro Concílio de Niceia. Heresia é um dos piores pecados que um católico pode cometer.

325: – Tem início o Concílio ecumênico de Niceia, em Niceia da Bitínia (atual Iznik, na Turquia). Convocado pelo imperador Constantino, nele os Padres conciliares, para combater a heresia de Ario que negava a divindade de Cristo, elaboraram o “Credo de Niceia”, que passou para a Igreja. Nesse concílio também foi fixada a celebração da Páscoa, e promulgou-se algumas leis canônicas.

1493: – Cristóvão Colombo é nomeado capitão geral da armada espanhola, com a qual empreende sua segunda viagem à América. Ele falecerá neste dia, na miséria, em 1506.

1880: – Falece no Rio de Janeiro Ana Nery, primeira enfermeira brasileira, que serviu como voluntária na Guerra do Paraguai, em 1865, acompanhando dois de seus filhos, oficiais do Exército. Como enfermeira, prestou serviços ininterruptos nos hospitais militares de Salto, Corrientes, Humaitá e Assunção. Viu morrer um de seus filhos em combate.

1970: – O escritor e filósofo francês Roger Garaudy é expulso do Partido Comunista Francês por suas declarações contrárias à intervenção soviética na Checoslováquia.

1980: – Na China comunista, um milhão de manifestantes resiste à lei marcial na Praça de Tiananmen, com todos os acessos cortados por carros blindados. É imposto o blackout noticioso.

1989: – Na Assembleia Ecumênica de Basileia, João Paulo II afirma: “Causamos conflitos”, e se penitencia pelo fato de a Igreja ter aceito e justificado guerras.

1996: – João Paulo II concede audiência privada ao Dalai Lama no Vaticano.

Deixe uma resposta