Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Crianças cibernéticas


crianças cibernéticas

Todo bebê é um ser racional. Já antes de nascer, ainda no seio de sua mãe, temos ali um ser racional.

Só que, como o botão de rosa, sua razão ainda não se abriu, nem a racionalidade está atuante. É apenas aos poucos, com o correr dos anos, que a flor da razão vai se abrindo à procura da luz intelectual, até que a criança possa ter um conhecimento suficientemente claro das coisas e, portanto, tornar-se responsável por seus atos.

Em que idade isso se dá? Pode variar de cultura para cultura e até de criança para criança. Alguns estabelecem como padrão a idade de sete anos, mas pode haver meninos ou meninas que já bem antes disso são senhores de seus atos; outros um pouco mais tarde.

De qualquer modo, é de suma importância que a criança vá recebendo uma educação que a estimule a raciocinar, a analisar as coisas que a cercam, a distinguir o verdadeiro do falso, o bem do mal, o belo do feio.

Tal educação não exige grandes esforços dos pais ou mestres, pois a criança já tem em si os pressupostos racionais para entender bem todas as coisas. É mais questão de incentivar, amparar, indicar o caminho e evitar os escolhos, que o resto ela faz.

É por isso que pode chegar a ser criminosa a atitude do adulto que condena a criança a permanecer longas horas diante de uma televisão, recebendo imagens atrás de imagens, sem desenvolver nenhum espírito crítico nem de análise. Isso equivale a uma camisa de força para a mente, pois atrofia sua capacidade intelectual. Sem falar dos aspectos gravemente imorais.

O mesmo se dá quando, desde muito cedo, iniciamos a criança no uso torrencial da cibernética, condicionando então seu intelecto aos impulsos eletrônicos através de computadores, celulares, smartfones, tablets e o que mais haja do gênero. Pode-se chegar assim a uma escravização da mente, que só consegue pensar em conexão com a máquina e estabelecendo com ela um relacionamento de reciprocidade altamente danoso.

Evidentemente não estamos advogando a abstinência total do uso desses aparelhos. Postas as condições do mundo atual, e enquanto elas durarem, a utilização de tais meios de comunicação e de trabalho pode ser de utilidade. Inclusive pode-se, por meio deles, obter bons frutos, mesmo para causas nobres e elevadas.

Mas isso não impede que, usados tais aparelhos com sofreguidão e apego, podem eles viciar o intelecto e a vontade tanto ou mais que o crack ou a cocaína, produzindo um efeito devastador sobre a personalidade do viciado. É por isso que se deve ter um cuidado especial ao iniciar as crianças nesses “mistérios”, mais problemáticos que os mistérios de Osíris.

*    *    *

As advertências médicas a esse respeito têm se multiplicado. Reportagem publicada pelo “New York Times” e reproduzida pela “Folha de S. Paulo” (8-7-15) sob o título “Uso de eletrônicos já afeta saúde e desempenho escolar de crianças”, diz:

“O uso em excesso de jogos de computador por jovens chineses parece estar causando danos alarmantes nesses adolescentes. Passam horas por dia de olho nas telas eletrônicas. Médicos do país consideram o fenômeno um transtorno clínico e criaram centros de reabilitação onde jovens ficam isolados de todos os tipos de mídia eletrônica.

“Nos EUA e em outros países ocidentais, os jovens ficam conectados por mais tempo do que o considerado saudável para o desenvolvimento normal. E a relação com a tela começa cedo, quando bebês recebem tablets e celulares para que se entretenham.

“A Academia Americana de Pediatria afirma que uma criança de oito a 10 anos de idade passa em média oito horas por dia com diferentes tipos de mídia eletrônica”. E recomenda que “antes dos dois anos de idade, as crianças não deveriam ser expostas a nenhuma mídia eletrônica, porque ‘o cérebro da criança se desenvolve rapidamente nesses primeiros anos, e crianças pequenas aprendem mais interagindo com as pessoas, não com telas’.

“O uso pesado de eletrônicos pode ter efeitos negativos no comportamento, na saúde e no desempenho escolar dos pequenos. ‘Quanto mais crianças se comunicam por meios eletrônicos, mais elas se sentem solitárias e deprimidas’, diz Kristina E. Hatch, pesquisadora da Universidade de Rhode Island (EUA). As consequências físicas incluem dores nos dedos, pulso, pescoço e nas costas.”

Da obtusão cibernética, livrai Senhor, as nossas crianças!

Detalhes do artigo

Autor

Gregorio Vivanco Lopes

Gregorio Vivanco Lopes

173 artigos

Advogado, formado na Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Autor dos livros "Pastoral da Terra e MST incendeiam o Brasil" e, em colaboração, "A Pretexto do Combate Á Globalização Renasce a Luta de Classes".

Categorias

Esse artigo não tem categoria

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados