01 de fevereiro

1507: – Isabel I, da Inglaterra, assina a ordem de execução de Maria Stuart, rainha da Escócia.

1808: – As forças de Napoleão, comandadas por Junot, retiram a coroa portuguesa à Casa de Bragança, e o país passa para administração francesa. O Conselho de Regência é dissolvido.

1900: – O cientista norte-americano de origem austríaca, Karl Landsteiner, identifica os grupos sanguíneos, fato que lhe atribuirá o Nobel da Medicina, em 1930.

1908: – O rei de Portugal D. Carlos I e seu filho e herdeiro, Luís Felipe, Príncipe Real, são mortos a tiro no Terreiro do Paço, em Lisboa. D. Manuel II sobe ao trono.

1924: – O Reino Unido reconhece a URSS comunista.

1958: – É constituída a República Árabe Unida, com a união do Egipto e do Sudão.

1969: – É publicado na imprensa um comunicado da TFP refutando D. Helder Câmara: “O Arcebispo Vermelho abre as portas da América e do mundo para o comunismo”.

1973: – Em sua campanha contra a reforma agrária socialista e confiscatória, a TFP colombiana publica na imprensa o comunicado: “El agrorreformismo: um mito decadente e impopular en lucha contra la evidencia”.

1979: – O fanático líder muçulmano, Ayatolá Khomeini, retorna ao Irã.

1985: – Em vista das constantes calúnias contra a TFP peruana, esta deixa o país durante visita de João Paulo II para não ser falsamente incriminada caso ocorra algum atentado.

1987: – Mais um lance da TFP brasileira contra a reforma agrária: o comunicado “A TFP mantém bem alto seu estandarte anti-agrorreformista”.

1991: – O presidente da África do Sul, Frederik de Klerk, proclama o fim das leis raciais no país.

2002: O Correio do Povo publica resumo da plaquette “A Pretexto do Combate à Globalização Renasce a Luta de Classes” de Gregório Vivanco Lopes e José Antonio Ureta.

2003: – Entra em vigor o Tratado de Nice da União Européia.

2008: – Entra em vigor a Convenção relativa à Luta Contra o Tráfico de Seres Humanos, ratificada apenas por 15 dos 47 países que compõem o Conselho da Europa