01 de abril

1540: – Francisco I, rei da França, anuncia o Edito de Fontainebleau, pelo qual proíbe o credo protestante.

1545: – Em Potosi (na atual Bolívia), Diego Zenteno e João Villarroel junto com outros espanhóis, registram o encontro de minas de prata no serro de Potosi, tomam posse das mesmas, e lhes dão o nome de “Cerro Rico”.

1745: – A imperatriz Maria Teresa de Áustria decreta a expulsão dos judeus de Praga.

1810: – Napoleão, tendo o seu casamento anulado de maneira irregular, contrai matrimônio com a arquiduquesa Maria Luísa de Habsburgo, filha de Francisco I, Imperador da Áustria.

1818: – Na cidade de São Carlos, na província argentina de Corrientes, livra-se uma batalha na qual os portugueses, liderados pelo carioca Francisco das Chagas Santos, vencem os argentinos, liderados pelo índio guarani Andresito Guasurati y Artigas.

1865: – É assinado o Tratado da Tríplice Aliança entre Argentina, Brasil e Uruguai, contra o Paraguai, visando derrubar o “tirano” Francisco Solano Lopez.

1918: – Durante a I Guerra Mundial, funda-se no Reino Unido a Royal Air Force, RAF, com soldados do Corpo Aéreo Real Britânico e do Serviço Naval (Royal Naval Air Service) com o fim de contra-restar a força aérea alemã.

1924: – Na Alemanha, Adolfo Hitler é condenado a cinco anos de prisão por alta traição, ao tentar depor o Governo democrático no dia 8 de novembro anterior.

1939: – Conclui-se oficialmente, na Espanha, a cruenta e dolorosa Guerra Civil, e começa a ditadura franquista.

1938: – Cria-se na Suíça a primeira fábrica de café instantâneo, a Nescafé.

1959: – Na Espanha, o ditador Franco inaugura o monumento do Valle de los Caídos na Guerra Civil, dedicado a todos os mortos na guerra, tanto comunistas quanto anticomunistas.

Acabou o glamour, Che Guevara é capturado pelo exército boliviano em Vallegrande, na região central da Bolívia.

1967: – A Bolívia solicita ajuda militar da Argentina na luta contra a guerrilha liderada por Che Guevara.

1976: – Nos Estados Unidos, é fundada a empresa de computadores Apple Computer Company.

2001: – Nos Países Baixos celebram-se os primeiros “matrimônios” homossexuais, com plenos direitos. E, no ano seguinte, torna-se o primeiro e único país a legalizar a eutanásia, que já estava nele despenalizada desde 1994.

2012: – Passeata esquerdista do “Dia da Mentira” passa provocativamente em frente à sede do Conselho Nacional da TFP e do Oratório da Rua Martim Francisco.

Deixe uma resposta