Efemérides – 01/05

0

1º DE MAIO

1232: – Canonização de Santo Antônio de Pádua ou de Lisboa.

1500: – Pedro Alvares Cabral, em carta do escrivão da Armada, Pero Vaz de Caminha, anuncia ao rei D. Manuel a posse em seu nome da Ilha de Vera Cruz, primeiro nome do Brasil.

1576: – Na Polônia, Estevão I Báthory, príncipe reinante da Transilvânia, casa-se com Ana Jagielão, e ambos tornam-se regentes do reino polaco-lituano.

1790: – Primeiro censo nos Estados Unidos.

1834: – No Império Britânico declara-se abolida a escravidão.

1859: – No Equador, o extraordinário caudilho, Gabriel Garcia Moreno, é nomeado presidente.

1864: – É assinado o Tratado da Tríplice Aliança entre Argentina, Brasil e Uruguai, contra o Paraguai, visando derrubar o “tirano” Francisco Solano Lopez.

1886: – Ocorre a “Greve dos 8”, em Chicago, com a “paralisação por 8 horas”, por “8 horas de trabalho”, “8 horas de descanso”, e “8 horas para formação”. Isso desembocará na Revolta de Haymarket, três dias mais tarde, dia 4 de maio. O dia 1º. passou a ser comemorado como o Dia Internacional dos Trabalhadores. Neste dia, em 1891 houve, na França, durante a comemoração da data, enfrentamentos entre trabalhadores que reivindicavam seus direitos laborais, e a polícia.  

1910: – É fundada a União da África do Sul.

1931: – O presidente americano Herbert Hoover inaugura o Empire State, o edifício mais alto do mundo na época.

1942: – Durante a II Guerra Mundial, patriotas checos assassinam o dirigente da Gestapo em Praga, Heydrich Reinhard.

1945: – Na rádio alemã, um locutor anuncia oficialmente que Adolfo Hitler “caiu em seu posto de comando na Chancelaria do Reich, lutando até seu último alento contra o bolchevismo e por uma Alemanha nazista”.

1964: – Na Fazenda Morro Alto, em São Paulo, é assinada a “Declaração do Morro Alto”, programa positivo de uma reforma agrária.

1970: – Têm início as vigílias permanentes de orações no oratório de Nossa Senhora da Imaculada Conceição Vítima dos Terroristas, na sede do Secretariado Nacional da TFP.

oratório de Nossa Senhora da Imaculada Conceição Vítima dos Terroristas

1982: – Durante a Guerra das Malvinas, a Real Força Aérea Britânica realiza o primeiro bombardeamento das posições argentinas em Porto Argentino. Por sua vez, a artilharia anti-aérea argentina abre fogo contra os aviões britânicos, derribando pelo menos dois deles. Comemora-se por isso o batismo de fogo das Forças Aéreas Argentinas.

1987: – O papa João Paulo II beatifica Edith Stein, monja carmelita judia que morreu na câmara de gás de Auschwitz, na Polônia.

1991: – Na Cidade do Vaticano João Paulo II publica a encíclica Centesimus annus, pelo centenário da Rerum Novarum, de Leão XIII.

1996: – Morre o norte-americano Timothy Leary, 75 anos, investigador, promotor do LSD e “guru” da comunidade hippy dos anos de 60s.

1997: – Na Inglaterra, com a vitória do Partido dos Trabalhadores, Tony Blair torna-se Primeiro Ministro. Ficará no poder de 1997 a 2007. É a vitória da terceira via socialista no país.

2003: – O presidente americano George W. Busch, em seu discurso “missão cumprida”, dá por terminada oficialmente a invasão do Iraque.

2006: – Tem lugar nos Estados Unidos a “Grande Parada” quando milhões de imigrantes latinos realizam uma greve com o objetivo de que lhes seja reconhecido seu direito como pessoas ao trabalho, à educação de seus filhos, e aos serviços médicos, e que isso se legalize através de uma reforma migratória integral no país.

– O presidente boliviano Evo Morales nacionaliza os hidrocarburantes no país.

2011: – Na Cidade do Vaticano Bento XVI beatifica seu predecessor, João Paulo II. 2020: – Rebelião num presídio de Guanare, na Venezuela, deixa um saldo de 40 mortos e muitos feridos.

Deixe uma resposta