01 de maio

1232: – Canonização de Santo Antônio de Pádua ou de Lisboa.

1500: – Pedro Alvares Cabral, em carta do escrivão da Armada, Pero Vaz de Caminha, anuncia ao rei D. Manuel a posse em seu nome da Ilha de Vera Cruz, primeiro nome do Brasil.

1576: – Na Polônia, Estevão I Báthory, príncipe reinante da Transilvânia, casa-se com Ana Jagielão, e ambos tornam-se regentes do reino polaco-lituano.

1790: – Primeiro censo nos Estados Unidos.

1834: – No Império Britânico declara-se abolida a escravidão.

1859: – No Equador, o extraordinário caudilho, Gabriel Garcia Moreno, é nomeado presidente.

1865: – É assinado o Tratado da Tríplice Aliança entre Argentina, Brasil e Uruguai, contra o Paraguai, visando derrubar o “tirano” Francisco Solano Lopez.

1886: – Ocorre a “Greve dos 8”, em Chicago, com a “paralisação por 8 horas”, por “8 horas de trabalho”, “8 horas de descanso”, e “8 horas para formação”. Isso desembocará na Revolta de Haymarket, três dias mais tarde, dia 4 de maio. O dia 1º. passou a ser comemorado como o Dia Internacional dos Trabalhadores. Neste dia, em 1891 houve, na França, durante a comemoração da data, enfrentamentos entre trabalhadores que reivindicavam seus direitos laborais, e a polícia.

1910: – É fundada a União da África do Sul.

1931: – O presidente americano Herbert Hoover inaugura o Empire State, o edifício mais alto do mundo na época.

1942: – Durante a II Guerra Mundial, patriotas checos assassinam o dirigente da Gestapo em Praga, Heydrich Reinhard.

1945: – Na rádio alemã, um locutor anuncia oficialmente que Adolfo Hitler “caiu em seu posto de comando na Chancelaria do Reich, lutando até seu último alento contra o bolchevismo e por uma Alemanha nazista”.

1964: – Na Fazenda Morro Alto, em São Paulo, é assinada a “Declaração do Morro Alto”, programa positivo de uma reforma agrária.

Imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição venerada na sede da TFP que sofreu o atentado terrorista.

1970: – Têm início as vigílias permanentes de orações no oratório de Nossa Senhora da Imaculada Conceição Vítima dos Terroristas, na sede do Secretariado Nacional da TFP.

1982: – Durante a Guerra das Malvinas, a Real Força Aérea Britânica realiza o primeiro bombardeamento das posições argentinas em Porto Argentino. Por sua vez, a artilharia anti-aérea argentina abre fogo contra os aviões britânicos, derribando pelo menos dois deles. Comemora-se por isso o batismo de fogo das Forças Aéreas Argentinas.

1987: – O papa João Paulo II beatifica Edith Stein, monja carmelita judia que morreu na câmara de gás de Auschwitz, na Polônia.

1991: – Na Cidade do Vaticano João Paulo II publica a encíclica Centesimus annus, pelo centenário da Rerum Novarum, de Leão XIII.

1996: – Morre o norte-americano Timothy Leary, 75 anos, investigador, promotor do LSD e “guru” da comunidade hippy dos anos de 60s.

1997: – Na Inglaterra, com a vitória do Partido dos Trabalhadores, Tony Blair torna-se Primeiro Ministro. Ficará no poder de 1997 a 2007. É a vitória da terceira via socialista no país.

2003: – O presidente americano George W. Busch, em seu discurso “missão cumprida”, dá por terminada oficialmente a invasão do Iraque.

2006: – Tem lugar nos Estados Unidos a “Grande Parada” quando milhões de imigrantes latinos realizam uma greve com o objetivo de que lhes seja reconhecido seu direito como pessoas ao trabalho, à educação de seus filhos, e aos serviços médicos, e que isso se legalize através de uma reforma migratória integral no país.

– O presidente boliviano Evo Morales nacionaliza os hidrocarburantes no país.

2011: – Na Cidade do Vaticano Bento XVI beatifica seu predecessor, João Paulo II.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here