2 DE DEZEMBRO

1804: Napoleão coroa a si mesmo Imperador da França na catedral de Notre-Dame, em Paris, na presença do papa Pio VII.

1823: O presidente dos Estados Unidos, James Monroe, estabelece a Doutrina Monroe, política contrária à expansão europeia no hemisfério ocidental. Essa doutrina colocava-se contra o colonialismo em terras do continente americano e resumia-se no lema: “A América para os americanos”.

1825: Nasce D. Pedro II, Imperador do Brasil (morre em 1891).

1851: Napoleão III é proclamado Imperador.

A tese não-colaboracionista de Plinio Corrêa de Oliveira foi calorosamente elogiada pela Santa Sé, em Carta da Sagrada Congregação dos Seminários e Universidades, assinada pelo Prefeito daquele Dicastério, o Cardeal Giuseppe Pizzardo, e pelo Secretário, Mons. Dino Staffa, que depois foi elevado ao cardinalato. Enquanto a polêmica ferve, o ensaio de Plinio Corrêa de Oliveira vai sendo difundido em muitos países (total de 38 edições, em 8 idiomas). No Brasil e em outras nações da América do Sul é ele propagado em vitoriosas campanhas de rua.

1964: A Santa Sé envia ao Prof. Plinio Corrêa de Oliveira carta de louvor por seu livro A liberdade da Igreja no Estado Comunista.

1982: Primeira substituição permanente de um coração humano por um artificial, feita em um homem de 61 anos, em Salt Lake City, EUA.

1989: Conferência de La Valletta entre o presidente norte-americano George Bush e o russo Mikhail Gorbachev, realizada em uma nau ancorada naquele porto. Não foi dada publicidade do teor das discussões.

– 100 personalidades do exílio cubano publicam no jornal Il Tempo, de Roma, uma carta aberta a Gorbatchev por ocasião de sua visita a João Paulo II.

1990: Primeiras eleições legislativas na Alemanha unificada. Vence a coligação democrata-cristã do chanceler Helmut Kohl.

1993: O colombiano Pablo Escobar, 44 anos, um dos mais famosos “barões da droga”, é abatido a tiros pelas forças policiais de Medellín.

1999: O Episcopado Espanhol pede perdão pela Guerra Civil de 1936-1939.

2001: No maior processo de falência dos Estados Unidos, a empresa energética Enron requer proteção judicial.

2003: A sonda Mars Express, da Agência Espacial Europeia, envia uma fotografia de Marte, a partir da qual se percebe que existiram oceanos nesse planeta.

2005: É executado o milésimo condenado à morte nos Estados Unidos desde a restauração da pena capital em 1976.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here