03 DE JANEIRO

1521: – O heresiarca Martinho Lutero é excomungado pelo papa Leão X com a bula Decet Romanum Pontificem.

1558: – Mem de Sá toma posse como terceiro Governador Geral do Brasil, de 1558 a 1572, sucedendo a D. Duarte da Costa (1553-1558).

1967: – Jack Ruby, nome que assumiu Jacob Rubenstein, morre de câncer em um hospital de Dallas, levando consigo o segredo sobre o assassinato de Lee Harvey Osvald, suposto assassino de John F. Kennedy.

1983: – O líder religioso iraniano Ayatollah Khomeini apela aos muçulmanos de todo o mundo para que se revoltem contra o domínio dos Estados Unidos e da URSS. Muçulmano shia, filósofo, revolucionário e político, Khomeini foi fundador da República Islâmica do Irã, e líder da Revolução Iraniana de 1979, que derrubou a monarquia persa, velha de 2500 anos, com Mohammad Reza Pahlavi, seu ultimo xá.

1992: – “Desfile da Fidelidade”, pelas ruas de São Paulo, realizado após o VIII Encontro de Correspondentes e simpatizantes da TFP – que teve representantes de 19 países – em comemoração do V Centenário do descobrimento da América.

1993: – Os presidentes dos Estados Unidos e da Rússia, George Bush e Boris Ieltsin, assinam em Moscou o Tratado START, sobre a redução de armamento estratégico. O fato marca o fim da Guerra Fria.

Deixe um comentário!