03 de fevereiro

1488: – O navegador português Bartolomeu Dias desembarca em Mossel Bay, na atual África do Sul, após dobrar o Cabo da Boa Esperança, sendo o primeiro europeu a fazê-lo.

1651: – O Parlamento de Paris exige a destituição do cardeal Júlio Mazzarino do cargo de Primeiro Ministro.

1900: – O governo brasileiro anuncia a prisão de “vários elementos monarquistas que estava conjurando contra a República”.

1945: – Os aliados lançam 3 mil toneladas de bombas sobre a população civil de Berlim, em vingança pelo bombardeio nazista de Londres.

1948: – Comunistas albaneses fuzilam Dom Gjergj Volaj, bispo de Sappa, e promotor da devoção a Nossa Senhora do Bom Conselho.

1964: – D. Geraldo de Proença Sigaud, Arcebispo de Diamantina, entrega a Paulo VI uma segunda petição, assinada por 510 padres conciliares, implorando a consagração do mundo pedida por Nossa Senhora em Fátima. A resposta foi o silêncio.

1973: – Termina a guerra do Vietnã na data formalmente acordada no cessar fogo entre os Estados Unidos e o Vietnã do Norte. O acordo de paz será assinado mais tarde, em Paris.

1975: – Em Cali, na Colômbia, o cônsul honorário dos Países Baixos é seqüestrado pelas FARCs.

1983: – Na Cidade do Vaticano o papa João Paulo II apresenta o novo Código de Direito Canônico.

1990: – A Televisão Espanhola entrevista o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira sobre o V Centenário do descobrimento da América.

1991: – O Partido Comunista Italiano deixa de existir oficialmente depois de 70 anos de história, transformando-se em Partido Democrático da Esquerda.

1994: – Termina o embargo econômico dos Estados Unidos ao Vietnã, que vigorava há 19 anos.

2006: – Manifestações no Reino Unido, Gaza, Jordânia, Irã, Turquia, Indonésia, Síria e Marrocos em protesto pela publicação de caricaturas do profeta Maomé, num semanário dinamarquês, no final de 2005.