03 de junho

1539: – O esplorador espanhol Hernando de Soto declara que a Flórida pertence ao reino de Castela.

1621: – É fundada, na Holanda, a Companhia das Índias Ocidentais, para operar na Nova Holanda, atual Estado de Nova York.

1821: – D. João VI volta à sua pátria depois de seu exílio no Brasil.

1937: – O Duque de Windsor, ex-rei Eduardo VIII que abdicou do trono inglês, casa-se com a norte-americana Wallis Simpson.

1940: – Durante a II Guerra Mundial a Lufwaffe alemã bombardeia Paris. E, no mesmo dia,vence a Batalha de Dunkerque, obrigando os aliados a retirar-se na chamada Operação Dínamo.

1946: – O estilista francês Louis Reard apresenta o indecente bikini, o novo “traje de banho” para mulher, batizado com o nome do atol dos testes nucleares dos Estados Unidos, no Pacífico.

1963: – Morre, com 81 anos, o papa João XXIII, promotor do Concílio Vaticano II.

1964: – 20 prelados brasileiros assinam o manifesto contra a depuração política do governo militar do general Castelo Branco.

1965: – O astronauta norte-americano Edward White, da missão Gemini IV, é o primeiro homem a permanecer no espaço, abandonando a nave durante 20 minutos.

1966: – Na China, Mao Tse Tung começa a “Revolução Cultural”, uma radicalização do comunismo chinês.

Entre Salvador Allende e o Cardeal Silva Henriquez, Arcebispo de Santiago, as relações foram muito além de uma cordialidade diplomática. O Prelado e uma parte ponderável do clero tudo fizeram para manter no cargo o Presidente marxista

1976: – O Cardeal Villot, prefeito para os Assuntos Públicos da Igreja, declara que “A Igreja do silêncio no Chile” causara profunda dor a Paulo VI.

1978: – A TFP argentina refuta acusações infundadas do governo eclesiástico da diocese de Viedma.

1980: – Nos Estados Unidos, novo alarme nuclear no NORAD, durante a noite quando, devido a uma falha nos computadores, é disparado importante alerta de guerra termonuclear.

1989: – Morre o líder revolucionário ayatollah Ruhollah Khomeini, em Teerã, aos 86 anos.

1992: – Começa, no Rio de Janeiro, a Cúpula da Terra (ECO-92), conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente e Desenvolvimento.

2009: – Cuba é readmitida na Organização dos Estados Americanos, terminando a suspensão imposta em 1962.

2011: – Morre, com 83 anos, Jack Kevorkian, o “Dr. Morte”. Defensor da eutanásia, ajudou 130 pessoas a pôr termo à vida e esteve preso durante oito anos em consequência disso

Deixe uma resposta