03 DE SETEMBRO

Oliver Cromwell no papel de Lord Protector converte-se na prática em um ditador.
Os ingleses submeteram-se a uma ditadura de facto

– 1653: Cromwell dissolve o Parlamento, e governa ditatorialmente até sua morte. Esse furioso protestante, liderou a chamada “Revolução Puritana”, que decapitou o rei Carlos I em 1649. Isso porque as políticas religiosas de Carlos, junto com seu casamento com a princesa francesa Henriqueta Maria, que era católica, geram antipatia e desconfiança entre grupos protestantes reformistas, sobretudo entre os puritanos e calvinistas, que o julgam muito católico. É condenado e executado “por traição” em janeiro de 1649. Entretanto, a nova república proclamada por Cromwell, sem sustentação política, é derrubada em 1660, e a monarquia restaurada com Carlos II, filho do rei executado.

– 1759: o ímpio Marques de Pombal expulsa a Companhia de Jesus de Portugal e colônias, e confisca seus bens, sob a alegação de que esta agia como um poder autônomo dentro do Estado português.

– 1783: assinado o Tratado de Paris, pondo fim à guerra da Independência dos

1 de Setembro de 1939: os alemães derrubam a fronteira da Polônia. Tem início a II Guerra Mundial.

Estados Unidos.

– 1939: o Reino Unido e a França declaram guerra à Alemanha nazista, dois dias depois da invasão da Polônia pelas forças nazistas.

– 2007: os Estados Unidos aceitam retirar a Coréia do Norte da lista dos países que apóiam o terrorismo, em troca da suspensão do programa nuclear, como anuncia porta-voz do Ministério de Negócios Estrangeiros norte-coreano.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome