04 DE MAIO
1415: – São condenados como hereges pelo Concílio de Constança os pseudo reformadores João Wycliffe e Jan Hus.
1515: – Em Roma, o papa Leão X proíbe a impressão de livros não aprovados pela Inquisição.

1789: – Na França, abrem-se os Estados Gerais, assembleia consultiva dos três estados da nação, clero, nobreza e povo, que se reúnem pela primeira vez desde 1614. Tornou-se o canto de sereia da monarquia, provocando o clima que culminou com a Queda da Bastilha.
1922: – A Inglaterra e a Itália reconhecem o governo dos soviéticos.
1979: – Margaret Thatcher é a primeira mulher eleita como chefe do governo britânico após vitória eleitoral dos conservadores.
1981: – Em Montevidéu é inaugurada a reunião plenária da CEPALC (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe).
1987: – Em Augsburgo, cidade histórica da revolta protestante, João Paulo II reconhece o “valor” das reformas de Lutero.
1990: – O Parlamento da Letônia aprova a declaração da independência do país após a ocupação soviética. É o último dos três Estados bálticos a assumir o rompimento com Moscou.
1997: – O papa João Paulo II beatifica o primeiro religioso espanhol de origem cigana, Zeferino Gimenez Malla (1863-1936), mais conhecido por “El Pele”.
1998: – Cidade do Vaticano. O comandante da Guarda Suíça, Alois Estermann, e sua esposa, a venezuelana Gladys Meza, são assassinados em sua casa por um suboficial, que logo se suicida.
2000: – O vírus informático “I Love you” paralisa sistemas de comunicações em todo o mundo, inclusive os da Câmara dos Comuns, Pentágono, CIA e Casa Branca.
2001: – Histórica entrevista entre João Paulo II e o arcebispo ortodoxo de Atenas, que se sela com um “mea culpa” do Papa pelos “abusos dos católicos” contra a Igreja ortodoxa.
2017: – É lançado pelo foguete Ariane 5, o satélite geoestacionário brasileiro SGDC-1 na base de Kourou, na Guiana Francesa.