04 DE MAIO

Na França do Antigo Regime, a Assembleia dos Estados Gerais, ou simplesmente Estados Gerais (em francês, États Généraux) era uma assembleia consultiva e legislativa das três classes sociais (estados) do país. Cada estado se reunia em sua própria assembleia, que era convocada e dissolvida pelo rei. A assembleia não tinha real poder, pois funcionava como um corpo de aconselhamento do rei através de petições. A assembleia se reuniu ocasionalmente até 1614, e apenas uma vez após esse ano, e só foi encerrada definitivamente após a Revolução Francesa.

1789: – Na França, abrem-se os Estados Gerais, assembleia consultiva dos três estados da nação, clero, nobreza e povo, que se reúnem pela primeira vez desde 1614. Tornou-se o canto de sereia da monarquia, provocando o clima que culminou com a Queda da Bastilha.

1987: – Em Augsburgo, cidade histórica da revolta protestante, João Paulo II reconhece o “valor” das reformas de Lutero.

1998: – Cidade do Vaticano. O comandante da Guarda Suíça, Alois Estermann, e sua esposa, a venezuelana Gladys Meza, são assassinados em sua casa por um suboficial, que logo se suicida.

2000: – O vírus informático “I Love you” paralisa sistemas de comunicações em todo o mundo, inclusive os da Câmara dos Comuns, Pentágono, CIA e Casa Branca.

2017: – É lançado pelo foguete Ariane 5, o satélite geoestacionário brasileiro SGDC-1 na base de Kourou, na Guiana Francesa.

Deixe uma resposta