04 de maio

1415: – São condenados como hereges no Concílio de Constança os pseudo reformadores João Wycliffe e Jan Hus.

1515: – Em Roma, o papa Leão X proíbe a impressão de livros não aprovados pela Inquisição.

1789: – Na França, abrem-se os Estados Gerais, assembléia consultiva dos três estados da nação, clero, nobreza e povo, que se reúnem pela primeira vez desde 1614. Tornou-se o canto de sereia da monarquia, provocando o clima que culminou com a Queda da Bastilha.

1904: – Os Estados Unidos começam a construção do Canal do Panamá.

1922: – A Inglaterra e a Itália reconhecem o governo dos soviéticos.

1938: – A Santa Sé reconhece o regime de Franco como legítimo governo da Espanha.

1979: – Margaret Thatcher é a primeira mulher eleita como chefe do governo britânico após vitória eleitoral dos conservadores.

1980: – Morte de Tito, ditador comunista do Iugoslávia.

1981: – Em Montevidéu é inaugurada a reunião plenária da CEPALC (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe).

Destróier Type 42 HMS Sheffield, logo depois do impacto do míssil Exocet AM39 lançado por um Super Étendard da Armada Argentina

1982: – Guerra das Malvinas. Um avião argentino afunda com um míssil Exocet o destruidor Sheffield, a nave mais moderna da frota britânica. Morrem 20 marinheiros, e o navio é abandonado. A propósito dessa guerra, o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira envia um telex ao presidente Figueiredo: “Brasil, Argentina e Inglaterra face a um inimigo comum: o poderio soviético”.

1984: – 110 sacerdotes equatorianos apóiam o manifesto da TFP local. (SR. NILO: dizer qual é a campanha).

1987: – Em Augsburgo, cidade histórica da revolta protestante, João Paulo II reconhece o “valor” das reformas de Lutero.

1990: – O Parlamento da Letônia aprova a declaração da independência do país após a ocupação soviética. É o último dos três Estados bálticos a assumir o rompimento com Moscou.

1992: – Terminam os motins raciais de Los Angeles. Em seis dias morreram 53 pessoas, houve mais de 7 mil detenções, e cerca de mil milhões de dólares de prejuízos.

1997: – O papa João Paulo II beatifica, pela primeira vez, um religioso espanhol de origem cigana, Zeferino Gimenez Malla (1863-1936), mais conhecido por “El Pele”.

1998: – Cidade do Vaticano. O comandante da Guarda Suíça, Alois Estermann, e sua esposa, a venezuelana Gladys Meza, são assassinados em sua casa por um sub-oficial, que logo se suicida.

2000: – O vírus informático “I Love you” paralisa sistemas de comunicações em todo o mundo, inclusive a Câmara dos Comuns, o Pentágono, a CIA e a Casa Branca.

2001: – Histórica entrevista entre João Paulo II e o arcebispo ortodoxo de Atenas, que se sela com um “mea culpa” do Papa pelos “abusos dos católicos” contra a Igreja ortodoxa.

2017: – É lançado o satélite geoestacionário brasileiro SGDC-1 na base de Kourou, na Guiana Francesa. O lançamento foi realizado pela empresa Arianespace, sendo lançado o foguete Ariane 5.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here