4 DE SETEMBRO

– 1842: D. Pedro II casa-se com Da. Teresa Cristina de Bourbon-Duas Cecílias.

Napoleão III. Reinado
2 de dezembro de 1852
a 4 de setembro de 1870

– 1870: queda do imperador francês Napoleão III, e proclamação da III República na França, após a guerra Franco-Prussiana, perdida pelos franceses. Ocorrera que, reagindo à intenção de Napoleão III de dominar a Prússia, o chanceler Otto Von Bismark (1815-1898), derrota o exército francês em 1871, e anexa a Alsácia e a Lorena à Prússia. O fracasso francês nessa guerra provoca revolta popular em Paris, insuflada por agentes revolucionários, que culmina com a Comuna de Paris. Esta, que é considerada a primeira república proletária da História, conta com o apoio da Guarda Nacional, e adota, no poder, uma política de caráter socialista, nos princípios da Primeira Internacional de Trabalhadores. A comuna mantém-se no poder por 72 dias, sendo depois esmagada.
– 1882: é inaugurada a primeira rede de iluminação elétrica de Nova York.
– 1941: começa o cerco nazista a Leningrado (São Petersburgo), depois de quase duas semanas de confrontos.
– 1963: morre o político francês Robert Schumann, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, impulsionador do Mercado Comum Europeu e da União Européia.
– 1964: no Chile, Eduardo Frei é eleito presidente da República. Estigmatizado

Capa do livro “Frei, el Kerensky chileno” que estigmatizou o então presidente chileno Eduardo Frei escrito pelo brasileiro Fabio Vidigal Xavier da Silveira.

como o “Kerensky chileno”, por alusão ao político russo que preparou, com seu governo, o caminho para os comunistas, Frei prepara a ascensão do comunista Allende para a presidência da República. Em 1973, o Paris Match escreve a esse respeito: “Puseram-lhe um rótulo terrível: Kerensky, fato que lhe causa uma cólera sombria, porque no fundo de si mesmo ele se pergunta se não é verdade”.

– 1969: nos chamados Anos de Chumbo, militantes do MR-8 sequestram Charles Burke Elbrick, embaixador americano no Brasil.
– 1970: como conseqüência da política de Frei, neste dia, Salvador Allende obtém uma maioria relativa dos votos nas eleições presidenciais, instalando-se no poder. Fundador do Partido Socialista, Allende é o primeiro chefe de estado marxista a vencer uma eleição livre na América. Seus pilares ideológicos são o socialismo, o marxismo, e a maçonaria.
– 2004: a Justiça argentina determina a prisão e o arresto dos bens de 18 antigos militares de alta patente da ditadura do final da década de 1970.
– 2006: vôo experimental do maior avião civil do mundo, o A380 da Airbus, com 474 passageiros a bordo.
– 2009: o departamento norte-americano do Tesouro decide abrandar o regime de sanções contra Cuba, levantando restrições às viagens e transferência de dinheiro dos americo-cubanos para seu país de origem.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome