04 DE NOVEMBRO

1946: – é constituída, em Paris, a UNESCO, acrônimo de United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, organismo da ONU para a ciência e cultura. Esta organização teria por objetivo contribuir para a paz e segurança no mundo mediante a educação, a ciência, a cultura e as comunicações, mas foi muito politizada.

Tanques russos invadem a Hungria

1956: – Tanques russos esmagam selvagemente o levantamento húngaro. Seu presidente, Impre Nagy, procura refúgio na Embaixada da Jugoslávia.

1959: – Assinatura da convenção européia dos Direitos do Homem.

1964: – segunda conferência do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em Buenos Aires, sobre: “Causa da debilidade do Ocidente face ao comunismo”.

1976: – o Reino Unido propõe a independência da Rodésia, sob um governo de maioria negra, para 1 de março de 1978. O país cairia nas mãos dos comunistas.

1979: – o ayatolah Khomeini invade a embaixada americana em Teerã, que é cercada por estudantes muçulmanos. Estes tomam como reféns 62 funcionários. Começa assim a crise dos reféns.

1992: – Londres e Washington congelam os bens de 25 organizações consideradas terroristas, incluindo o designado IRA-Verdadeiro, a ETA, e a Frente Popular de Libertação da Palestina (FPLP).

2006: – abertura da Cúpula do Fórum de Cooperação Sino-Africano, com a participação de líderes de 48 países africanos. A China promete duplicar a ajuda a África até 2009, e criar uma câmara de comércio conjunta com os países africanos.

– Katharine Jefferts Schori, “bispo” da diocese de Nevada, é entronizada como primeira mulher primaz da Igreja Episcopal norte-americana, na Catedral Nacional de Washington.

2007: – milhares de simpatizantes de Hugo Chávez saem às ruas de Caracas para manifestar apoio à reforma de 69 artigos da Constituição venezuelana, que passará a permitir que o Presidente se recandidate ao cargo quantas vezes quiser.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here