05 DE ABRIL

1794: – Durante a nefasta Revolução Francesa, são guilhotinados os dois deputados moderados, Danton e Camile Desmoulins, com o que Robespierre toma a liderança da Revolução.

1821: – No município de Bagé, no Rio Grande do Sul, teve lugar a Batalha de Camaquã entre o Brasil e a Argentina, pelo controle da Banda Oriental. Será a última vitória da Argentina na campanha do Brasil.

1955: – Em Londres, Winston Churchill, que dirigiu seu país extraordinariamente durante a II Guerra Mundial, renuncia ao cargo de Primeiro Ministro por problemas de saúde.

Na edição comemorativa do centésimo número do jornal de cultura Catolicismo veio a lume o famoso ensaio de Revolução e Contra Revolução

1959: – É lançada a primeira edição do magistral estudo do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, “Revolução e Contra-Revolução”, livro de cabeceira de todos os membros das várias TFPs no mundo.

1963: – Conecta-se o “telefone vermelho” (que aliás era preto), via de comunicação direta entre os escritórios do presidente americano John F. Kennedy e o do dirigente comunista Nikita Krushev, para tratar de evitar a guerra nuclear pela falta de comunicação entre os dois países, como esteve a ponto de suceder com a “Crise dos Mísseis de Cuba”.

1982: O presidente Ronald Reagan responde à TFP americana agradecendo o envio da Mensagem sobre o socialismo auto-gestionário francês.

1983: – A TFP-Covadonga lança, na Espanha, campanha nacional contra o aborto, com o manifesto “Ante a matança dos inocentes — Dentro da ordem e da lei: santa indignação”.

Deixe uma resposta