05 DE MAIO

1818: – Nasce na Prússia o ideólogo comunista Karl Marx.

1821: – Falece no exílio na Ilha de Elba, Napoleão Bonaparte, primeiro cônsul e imperador dos franceses entre 1804 e 1814.

1904: – Em Roma, a visita do presidente francês Émile Loubet ao rei italiano Vitor Emanuel III, durante à implacável perseguição religiosa na França, provoca um conflito entre a cúria romana e o Governo daquele país.

1917: – Começa a publicação do jornal bolchevique Pravda, fundado por Lenine.

1920: – Joana d’Arc é solenemente canonizada em Roma pelo papa Bento XV.

1949: – É adotado em Londres o Estatuto do Conselho da Europa, a primeira instituição da Europa a trabalhar para a integração europeia. É criado um Comitê de Ministros e uma Assembleia Consultiva. Estrasburgo é escolhida para a sede da organização.

1955: – Com o término da ocupação pelos Aliados, iniciada após a II Guerra Mundial, a Alemanha Ocidental é declarada plenamente soberana.

1960: – A União Soviética derruba em seu espaço aéreo um avião espia Lockheed U-2, das Forças Aéreas americanas.

1961: – Ocorre o primeiro voo tripulado humano no espaço, com Alan B. Shepard Jr.

1967: – Primeiro manifesto da nascente TFP chilena: “Una fuerza nueva y victoriosa al servicio del Chile contemporáneo”.

1988: – A TFP equatoriana, que denuncia o candidato presidencial esquerdista, é objeto de ameaças oficiais, e publica o comunicado: “A falta de argumentos, amenazas de persecución”. No mesmo dia é agredida brutalmente na rua.

“Casamento” homossexual. Sombrias decisões do STF atentam contra dos direitos de Deus.

1994: – Em Cuba, o ditador comunista Fidel Castro anuncia a confiscação de “bens ilegítimos”, e limita o trabalho por conta própria.

1996: – O grupo homossexual Dignity agradece à diocese de Detroit o apoio dado ao celebrar uma missa pelo 22º aniversário do grupo.

2007: – Surpreendentemente, e contrariando toda a tradição, o Vaticano acaba formalmente com a noção de limbo na teologia católica.

2011: – O Supremo Tribunal Federal do Brasil decide que casais homossexuais podem assinar contratos de união estável como os casais heterossexuais.

2017: – O liberal-socialista Emmanuel Macron é eleito presidente da França, e a UE se rejubila.

Deixe uma resposta