05 DE JULHO

1969: – Interpelação da TFP chilena aos 2 principais líderes rurais: “Buen precio para los frutos, pero confiscación para el árbol”.

1914: – O aviador Eduardo Pacheco Chaves faz o primeiro voo entre São Paulo e Rio de Janeiro, em 4 horas e 40 minutos.

Foto retratando a marcha dos 18 do Forte de Copacabana, em julho de 1922.”O que é o “tenentismo”? O “tenente”, isto é, o militar de qualquer grau hierárquico, em que domina a malfadada mentalidade que tanto fez sofrer o País há anos atrás, despreza o civil. Para ele, o homem que não veste farda é apenas um semi-homem. O bacharel é apenas um fátuo, de espírito versátil, de cultura extensa talvez, mas inteiramente anulada pela preocupação das questões bizantinas. De energia, de capacidade de realização, não tem um ceitil. De homem só tem as calças.”. Plinio Corrêa de Oliveira, ‘O discurso de Quitaúna’, “O Legionário” n.º 218, 15 de novembro de 1936

1922: – Tem lugar a Revolta dos 18 Tenentes que serviam na Escola Militar e no Forte de Copacabana no Rio de Janeiro. Este movimento contestava a ação política e social dos governos representantes das oligarquias cafeeiras (coronelismo), tentando impedir pelas armas que o presidente eleito, o mineiro Artur Bernardes tomasse posse continuando a política “café com leite”. O chamado tenentismo (clique aqui para saber o que é) preparou caminho para a Revolução de 1930, que alterou definitivamente as estruturas de poder no país.

1924: – Consequência da revolta acima, tem início a Revolta Paulista de 1924, segunda revolta tenentista, o maior conflito bélico da cidade de São Paulo.

1969: – Interpelação da TFP chilena aos 2 principais líderes rurais: “Buen precio para los frutos, pero confiscación para el árbol”.

1996: – Nasce a Ovelha Dolly, o primeiro mamífero clonado a partir de uma célula adulta.

2013: – O Vaticano publica a primeira encíclica de Francisco I, Lumen Fidei. O Pontífice, de fato, assumiu o trabalho de Bento XVI, que já havia completado uma primeira redação do texto, só fazendo nele alguns acréscimos.

Deixe uma resposta