05 DE OUTUBRO

– 1143: o Tratado de Zamora estabelece a independência do Reino de Portugal da Espanha. É assinado por Dom Afonso Henriques, de Portugal, Dom Afonso VI de Castela, e por um representante do Papa.

– 1582: entra em vigor o Calendário Gregoriano, estabelecido por bula de Gregório XIII em substituição do antigo calendário Juliano, implantado por Júlio César em 46 a.C. O novo calendário em vigor avança dez dias.

– 1897: no Brasil tem fim a Guerra de Canudos entre o exército brasileiro e os seguidores de Antônio Conselheiro no interior do Estado da Bahia, que durou de 1896 a 1897.

– 1905: os irmãos Wright realizam o primeiro vôo circular do mundo.

– 1910: é proclamada em Portugal a República, pondo termo a mais de sete séculos de regime monárquico no país.

– 1983: o prêmio Nobel da Paz é atribuído ao suspeito líder sindical polaco, Lech Walesa.

1987: Capa do livro “Projeto de Constituição Angustia o País” de Plinio Corrêa de Oliveirta. 2017: a angústia toma conta do País.

– 1988: é promulgada a nova Constituição Brasileira, e são criados os Estados de Amapá, Roraima e Tocantins. A TFP brasileira difundiu, durante sua preparação, o Best-seller “Projeto de Constituição angustia o País”, escrito pelo presidente de seu Conselho Nacional, o ilustre pensador Plinio Corrêa de Oliveira.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome