05 DE NOVEMBRO

1891: – o futuro Prêmio Nobel da Física, a polonesa Marie Curie, torna-se a primeira professora dessa matéria a ensinar na Sorbonne, a emblemática universidade de Paris.

1962: – a Assembléia-geral das Nações Unidas propõe o termo das experiências nucleares a partir de 1 de janeiro de 1963.

Da turma de noviços dominicanos de 1965, em Belo Horizonte, cinco se tornariam militantes da ALN: da dir. para a esq., Oswaldo (segundo), Betto (quarto), Ratton (sexto), Magno (oitavo) e Ivo (12º)

1969: – Em “A TFP e os terroristas Dominicanos”, a entidade expressa consternação pela participação de religiosos no terrorismo.

1970: – é publicada a reforma da missa católica, aprovada no âmbito do Concílio Vaticano II de João XXIII.

1982: – é inaugurada a Usina Hidrelétrica de Itaipu, na fronteira entre Brasil e Paraguai.

– a TFP uruguaia publica o manifesto: “La TFP alerta: autodemolición religiosa, vacío ideológico, crisis econômica”.

2008: – Barack Obama é eleito o 44° presidente dos Estados Unidos, e o primeiro negro a assumir essa função.

2015: – rompe a barragem em Bento Rodrigues, administrada pela Samarco em Minas Gerais, deixando 18 mortos e tornando-se o maior desastre ambiental da história do Brasil.

2006: – O antigo líder da Frente Sandinista de Libertação Nacional e ex-presidente Daniel Ortega é eleito, no primeiro turno, presidente da Nicarágua, vencendo o candidato apoiado pelos Estados Unidos.

– O antigo presidente iraquiano Saddam Hussein é condenado à morte por enforcamento, por crimes contra a humanidade, pelo massacre de 148 aldeões xiitas de Doujail, em 1982. É decretado o recolher obrigatório em Bagdad e em duas províncias do país, e encerrado o aeroporto da capital. A condenação à morte do antigo líder iraquiano é saudada por Londres, Washington e Teerã. A presidência holandesa da União Européia pede que a pena de morte não seja aplicada e a Anistia Internacional põe em dúvida a imparcialidade do processo. A Rússia considera o julgamento de Saddam um assunto interno do Iraque, e a China não comenta.

– termina em Pequim a reunião do Fórum de Cooperação Sino-Africano com a aprovação de uma declaração final em que a China e 48 países africanos se comprometem a formar uma nova parceria estratégica com o objetivo de aprofundar os laços políticos e econômicos entre os participantes.

– O estado norte-americano da Califórnia anuncia a aprovação, em referendo, da interdição do casamento homossexual, apenas meses depois de uma iniciativa inicial de legalização.

2009: – Um psiquiatra do exército norte-americano, major Nidal Hasan, mata 13 militares a tiro, durante uma cerimônia que decorria no Fort Hood, a maior base do país, local de chegada e partida de militares em missão no Iraque.