06 DE JANEIRO

1412: – Nasce em Donremi, na França, a que seria Santa Joana d’Arc, guerreira intrépida e heroína da Guerra dos Cem Anos (foi morta em 1431).

1454: – Breve do Papa Nicolau autoriza ao rei de Portugal escravizar qualquer nação africana, sob condição de administrar o batismo aos seus súditos.

1835: – Durante a revolução popular pro separatismo chamada Cabanagem, na então província do Grão Pará, os rebeldes atacam e conquistam a cidade de Belém, assassinando o presidente Sousa Lobo e o Comandante das Armas.

1928: – O papa Pio XI rechaça qualquer tipo de proposta ecumênica com as igrejas evangélicas, por considerá-las “intrigas perigosas”.

1939: – Os EUA iniciam aproximação com o Brasil, convidando o chanceler brasileiro Osvaldo Aranha para uma entrevista pessoal com o presidente Franklin Delano Roosevelt.

1950: – A Inglaterra reconhece o governo da China Comunista, liderada por Mao-tsé Tung.

1963: – Volta-se, no Brasil, mediante plebiscito, ao sistema presidencialista, sendo o socialista João Goulart eleito presidente.

1964: – Paulo VI, em Jerusalém, dá o ósculo da paz a Atenágoras, o cismático patriarca da assim chamada Igreja Ortodoxa Grega.

1967: – Paulo VI declara “compreender o trabalho de transformação que se opera na China”, isto é, a Revolução Cultural maoísta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here