06 de fevereiro

1482: – Em Sevilha, tem lugar o primeiro auto de fé da tão difamada Inquisição Espanhola.

1608: – Nasce em Lisboa o Pe. António Vieira, jesuíta, professor de Retórica e de Humanidades. Excelente orador, enriqueceu a língua portuguesa com inúmeros textos argumentativos e discursivos, dos quais se destacam o Sermão da Sexagésima e o Sermão de Santo António aos Peixes.

1694: – O Quilombo dos Palmares é destruído pelas tropas do bandeirante Domingos Jorge Velho.

1778: – A França assina com os Estados Unidos recém-independente o tratado pelo qual reconhece a jovem nação, e se alia a ela em sua guerra de independência contra os britânicos.

Dom João VI, coroação tardia.

1818: – Coroação de D. João VI, no Rio de Janeiro

1840: – É assinado o Tratado de Waitangi, pelo qual os nativos Maori cedem ao Império Britânico o controle total sobre o território da Nova Zelândia.

1873: – A Bolívia e o Peru assinam um tratado secreto de aliança militar, que os historiadores chilenos apontam como uma das causas da Guerra do Pacífico.

1918: – No Reino Unido é concedido o direito de voto às mulheres com mais de 30 anos.

1932: – Numerosos protestos populares na Espanha contra a ordem decretada pelo Governo de retirar os crucifixos das escolas públicas.

1944: – 1º artigo-denúncia do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira ao esquerdismo de Maritain: “Os ‘direitos humanos’ e o Legionário”.

1952: – Falece o soberano inglês Jorge VI, rei do Reino Unido e, desde 1936 Imperador da Índia. Sua filha Isabel II de Inglaterra sobe ao trono.

1962: – Na Argélia, o Exército de França confronta-se com as forças francesas da Organização do Exército Secreto, que se opunham à descolonização.

1964: – O Reino Unido e a França acordam a construção de um túnel ferroviário entre os dois países, sob o Canal da Mancha.

1967: – Enver Hoxha, ditador marxista da Albânia, lança revolução cultural para acabar com as “superstições religiosas”.

1970: – Última intervenção de Roger Garaudy no Partido Comunista Francês em favor do esquerdismo evangélico e do terceiro-mundo. A seguir foi expulso.

1974: – O Cardeal Mindszenty nega ter renunciado como afirmara Paulo VI.

1992: – Assinatura do Tratado de Maastricht, estabelecendo formalmente a União Européia.

– Falece Mons. Méndez Arceo, homem-símbolo da revolução comuno-eclesiástica no México.

2004: – Ataque suicida dos grupos separatistas chechenos, no metro de Moscou mata mais de 40 pessoas, ferindo mais de 129.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome