06 DE MARÇO

1429: – Santa Joana d’Arc se encontra com o delfim, Carlos VII, em Chinon.

1817: – Inicia-se no Brasil a Revolução Pernambucana contra o domínio português.

1836: – Queda de Fort Alamo durante a Revolução do Texas, depois utilizado como um dos pretextos para os Estados Unidos se apossarem de quase metade do território do México.

1855: – Manuel da Mota Coqueiro entra para a história como o último condenado à morte que teve a pena executada no Brasil.

1857: – Nos Estados Unidos, a Corte Suprema resolve o caso Dred Scott contra Sandford, que priva todo habitante de ascendência africana, seja escravo ou não, do direito de cidadania, e tira do Congresso a autoridade de proibir a escravidão nos territórios federais do país.

1946: – Ho Chi Minh assina acordo com a França, que passa a reconhecer o Vietnam como “estado livre”, dentro da Comunidade Francesa (estatus superior ao de mera colônia).

1963: – O papa João XXIII recebe Alexis Adjubei, genro de Kruschev, premier soviético. Essa boa acolhida de um Papa a um comunista teve como conseqüência levar o Partido Comunista Italiano a obter um milhão de votos nas eleições.

1983: – Nos Estados Unidos sai à venda o primeiro telefone celular do mundo, o Motorola DynaTac.

2000: – Carta aberta da TFP francesa ao presidente Chirac questionando a ajuda européia à Cuba comunista.

2006: – É publicado na imprensa o manifesto da TFP-Fundadores: “Nas candidaturas: falta de verdadeiras opções. Nos debates: falta de definição ideológica”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here