06 DE MAIO

1626: – O governador da colônia holandesa na América do Norte, compra dos índios algonquinos a ilha de Manhattan – por contas de cristal, tecidos vermelhos e botões de cobre –, com o propósito de fundar ali a cidade de Nova Amsterdam. Posteriormente, em 1664, os ingleses tomaram posse da ilha, e a chamaram “Nova York”, em honra do Duque de York.

1889: – A Torre Eiffel é oficialmente aberta ao público durante a Exposição Universal de Paris.

1914: – Em Londres, a Câmara dos Lordes nega o voto às mulheres.

1937: – O dirigível alemão Hindenburg, orgulho da Alemanha nazista, de 245 metros de comprimento, explode e incendeia-se em Lakehurst, Nova Jersey, perecendo 36 dos 97 passageiros, e 22 membros de sua tripulação.

1962: – No Vaticano, o papa João XXIII canoniza o peruano Martim de Porres, que se converte no primeiro santo negro da América.

1974: – Gunter Guillaume, secretário do socialista Willy Brandt, provoca sua demissão ao descobrir-se que atuava como espião em favor da Alemanha comunista.

O Cardeal Mindszenty no banco dos réus, durante o pantomímico processo comunista em 1949. O Ocidente dito cristão foi cúmplice das atrocidades do comunismo. Foi? A Venezuela hoje o que é?

1975: – Falece em Viena o grande líder da resistência anti-comunista na Hungria, o Cardeal Mindszenty.

1994: – É inaugurado pela rainha Elizabeth II e pelo presidente francês François Mitterrand, o Eurotúnel, ligando a França com a Inglaterra por baixo do Canal da Mancha.

2001: – Num caso sem precedentes na História, João Paulo II visita uma mesquita em Damasco.

2012: – O socialista François Hollande é eleito presidente da França.

2013: – Morre, aos 94 anos, Giulio Andreotti, sete vezes primeiro-ministro da Itália e figura emblemática da Democracia Cristã.

2016: – A comissão especial do Senado brasileiro vota a favor do pedido de destituição da Presidente Dilma Rousseff.

Deixe uma resposta