06de maio
589: – Na Espanha, começa o III Concílio de Toledo, no qual o rei visigodo Recaredo se converte ao catolicismo.
1527: – No contexto da segunda guerra entre Francisco I e o imperador Carlos V, 15 mil mercenários que ficaram sem mando, tomam de assalto Roma, e a submetem a saqueio e violações de todo tipo, durante semanas.
1542: – O grande missionário jesuíta espanhol, Francisco Xavier, chega a Goa, na Índia, para realizar seu trabalho evangelizador, a pedido de João III, rei de Portugal.
1626: – O governador da colônia holandesa no Novo Continente, compra dos índios algonquinos a ilha de Manhattan por contas de cristal, tecidos vermelhos e botões de cobre, com o propósito de fundar ali a cidade de Nova Amsterdam. Posteriormente, em 1664, os ingleses tomaram posse da ilha, e a chamarão Nova York, em honra do Duque de York.
1833: – Nos Estados Unidos, João Deere fabrica a primeira chapa de aço.
1840: – Na Inglaterra é posto em circulação o primeiro selo de correios com reverso adesivo, com o perfil da rainha Vitória, e que será conhecido como “penique negro”.
1889: – A Torre Eiffel é oficialmente aberta ao público durante a Exposição Universal de Paris.
1914: – Em Londres, a Câmara dos Lordes nega o voto às mulheres.
1937: – O dirigível alemão Hindenburg, orgulho da Alemanha nazista, de 245 metros de comprimento, explode e incendeia-se em Lakehurst, Nova Jersey, perecendo 36 dos 97 passageiros, e 22 membros de sua tripulação.
1962: – No Vaticano, o papa João XXIII canoniza o peruano Martim de Porres, que se converte no primeiro santo negro da América.
1974: – Günter Guillaume, secretário do socialista Willy Brandt, provoca sua demissão ao descobrir-se que atuava como espião em favor da Alemanha comunista.

1975: – Falece o grande líder da resistência anti-comunista, Cardeal Mindszenty.
1986: – O Pravda, diário do Partido Comunista da URSS noticia, pela primeira vez, o incêndio de um reator central nuclear de Chernobyl, ocorrido dia 26 de abril.
1994: – É inaugurado pela rainha Elizabete II e pelo presidente francês François Mitterrand, o Eurotúnel, ligando a França com a Inglaterra por baixo do Canal da Mancha.
2001: – Num caso sem precedentes na História, João Paulo II visita uma mesquita em Damasco.
2007: – O conservador Nicolás Sarkozy obtém nas eleições presidenciais francesas 53% dos votos, superando à socialista Ségolène Royal.
2012: – O socialista François Hollande é eleito presidente da França.
2013: – Morre, aos 94 anos, Giulio Andreotti, sete vezes primeiro-ministro da Itália e figura emblemática da Democracia Cristã.
2016: – A comissão especial do impeachment do Senado aprovou, por quinze votos a favor e cinco contra, o relatório do senador Antonio Anastasia, favorável ao prosseguimento do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff..