7 DE SETEMBRO

– 1822: o Brasil nasce como nação livre, com Dom Pedro I proclamando sua independência do reino de Portugal.
– 1949: realiza-se, em Bonn, a primeira sessão do Bundestag e do Bundesrat da República Federal da Alemanha, extinguindo-se a tutela dos Aliados sobre a Alemanha Ocidental.

– 1953: Nikita Kroutchev é nomeado Secretário Geral do Partido Comunista da União Soviética. Passa a ser então o líder político do mundo comunista, até ser afastado do poder por sua perspectiva reformista, e substituído em 1964 por Leonid Brejnev. Kroutchev governou o Partido durante o período mais tenso da Guerra Fria, que culminou com a crise dos mísseis soviéticos em Cuba, em outubro de 1962. Ele faleceu em setembro de 1971.
– 1955: o Peru concede o direito de votos às mulheres.
– 1961: João Goulart assume a Presidência da República sob o regime parlamentarista. Este foi adotado para pôr fim à grave crise política começada pela renúncia de Jânio Quadros. Ele seria deposto por um golpe militar, por sua política revolucionária.
– 1994: as Forças Armadas dos Estados Unidos fecham o quartel-general em Berlim, terminando a presença militar na capital da Alemanha.
– 2008: o governo norte-americano assume o controle das sociedades de crédito imobiliário Fannie Mae e Freddie Mac, que se encontravam à beira da falência.

 

1 COMENTÁRIO

  1. Correção, não foi golpe militar que derrubou João Goulart. O Congresso votou para que ad Forças Armadas tomassem o poder do comunista que ocupava a cadeira presidencial

     

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome